Uma das favoritas à conquista da medalha de ouro, Coco Gauff foi, esta terça-feira, eliminada do torneio olímpico, após perder frente a Donna Vekic por 2-0 (7-6 e 6-2), num jogo com muita polémica à mistura.

A número dois do mundo começou mal o encontro, tendo perdido o primeiro set num tiebreak. No segundo set, a americana não melhorou e sofreu um break point após um momento controverso.

A perder por 2-3 no segundo set e a enfrentar um break point, uma raquetada de Vekic foi inicialmente anulada a meio da jogada. No entanto, foi imediatamente corrigida e Gauff enviou a bola para a rede, com o ponto a ser atribuído à número 21 do ranking.

A americana argumentou que foi afetada por uma decisão incorreta e dirigiu-se à cadeira do árbitro.

«Para mim, a decisão não afetou a jogada», respondeu o árbitro. Mas Gauff estava, visivelmente, insatisfeita e respondeu: «Ele [o árbitro de linha] chamou a bola antes de eu a bater. Foi por isso que fui para cima da bola».

A tenista de 20 anos continuou a defender a sua perspetiva e a supervisora da partida teve de ser chamada ao court.

«Tenho sempre de me defender a mim própria. Aconteceu-me em julho, aconteceu-me aqui. Isto não é justo. Não é justo. Sinto que estou a ser constantemente enganada neste jogo. Sinto-me constantemente assim e depois tenho de argumentar», disse Gauff à supervisora, Claire Woods.

Após a acesa troca de palavras, a americana, visivelmente emocionada, não conseguiu garantir mais nenhum jogo, levando a que Vekic conseguisse uma surpreendente vitória, com parciais de 7-6 e 6-2.