Estão encontrados os últimos dois pilotos a participarem na luta pela pole position do GP da Indonésia de MotoGP. Com alguma surpresa, Johann Zarco e Raúl Fernández foram os mais velozes da primeira fase da qualificação esta manhã em Mandalika.

Fernández (Trackhouse/Aprilia) e Zarco (LCR Honda) estavam no top dois separados por nove milésimos depois das primeiras voltas lançadas. Brad Binder (Red Bull KTM) era terceiro a 0,337s da liderança.

Com as segundas voltas lançadas, a situação mudou radicalmente: Álex Márquez (Gresini/Ducati) passou para o topo e Álex Rins (Monster Energy Yamaha) para segundo, com Raúl Fernández a descer a terceiro.

A três minutos do fim, quando se preparava para uma sequência de voltas, Binder sofreu problemas técnicos na sua KTM RC16. Foi o fim de qualificação para o sul-africano.

Pouco depois, Zarco chegou à liderança, entrando no 1m29s, enquanto Raúl Fernández subiu a segundo e voltou a uma posição de apuramento. Aleix Espargaró (Aprilia) estava em terceiro a 0,048s do apuramento… e caiu a seguir.

Até ao fim, tudo ficou igual nas cinco primeiras posições. Zarco e Raúl Fernández seguraram lugares na Q2, ao contrário de Espargaró e de Álex Márquez, cuja Q1 também terminou com uma queda.

Álex Rins (Monster Energy Yamaha) ficou em quinto, correspondente a 15.º na grelha de partida das corridas. Também falharam o apuramento pilotos como Jack Miller (Red Bull), Binder e os dois da Repsol Honda, Joan Mir e Luca Marini, entre outros.