Mais uma surpresa no ténis olímpico. Depois da eliminação de Coco Gauff, agora foi a vez da número um do mundo, Iga Swiatek, ser afastada da competição. A tenista polaca perdeu frente à chinesa Qinwen Zheng por 0-2 (com parciais de 6-2 e 7-5) nas meias-finais do torneio.

A tenista de 23 anos chegou aos Jogos de Paris como a grande favorita à medalha de ouro. Conhecida por ser uma especialista em terra batida e a jogar nos courts de Roland Garros, que conquistou em quatro das últimas cinco edições, a polaca teve bastantes dificuldades no primeiro set frente a Zheng. Apesar de até ter entrado a ganhar (1-0), Swiatek não se conseguiu impor face ao domínio da chinesa, que conquistou seis dos sete jogos seguintes e fechou o set com um 6-2.

O segundo set foi ainda mais peculiar. A líder do ranking mundial parecia decidida a limpar a imagem do primeiro set e conquistou uma vantagem de 4-0. No entanto, permitiu que a chinesa, número sete do mundo, ganhasse os quatro jogos seguintes e empatasse a partida. Swiatek ainda fez o 5-4, mas Zheng estava imparável e conquistou os três últimos jogos da partida, selando o resultado final em 7-5, depois de uma hora e 12 minutos.

Zheng vai, agora, defrontar a vencedora do encontro entre Anna Karolina Schmiedlova e Donna Vekic na final do torneio olímpico. Já Swiatek irá lutar pela medalha de bronze.