As inclusões de Tiago Djaló e Nuno Tavares, ambos sem qualquer internacionalização A, e o regresso de Matheus Nunes, que ficara de fora das últimas listas, são as grandes novidades dos eleitos de Roberto Martínez. A última lista de 2024 servirá para fechar a fase de grupos da Liga das Nações, com a receção à Polónia e a deslocação à Croácia.
Face à última convocatória, eram certas as ausências dos lesionados Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Rúben Neves e Diogo Jota. Além destes, também saem Ricardo Velho e Samu Costa, que se haviam estreado nas opções do técnico catalão.
Tiago Djaló, de 24 anos, vê premiado o excelente momento de forma no FC Porto. O central, que está cedido pela Juventus, chegou a ser chamado por Fernando Santos, mas não tem qualquer internacionalização A, formando um grupo de centrais muito jovens, juntamente com Renato Veiga (21 anos), António Silva (21 anos) e Tomás Araújo (22 anos), um contraste com o passado recente em que Pepe ou José Fonte dominaram a posição.
Nuno Tavares, lateral-esquerdo da Lazio, também tem um reconhecimento da excelente época que vem fazendo. Cedido pelo Arsenal, o ex-Benfica leva já oito assistências pela equipa da capital italiana.
Outra novidade é o regresso de Matheus Nunes, que não é titular num jogo oficial por Portugal desde o Mundial 2022. A viver um bom momento no Manchester City, o médio — que tem jogado a partir da esquerda do ataque de Guardiola — volta às escolhas de Martínez, tal como José Sá, que recuperou a titularidade no Wolverhampton.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Silva, José Sá;
Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares, Tomás Araújo, Tiago Djaló, Renato Veiga, António Silva;
Médios: João Palhinha, João Neves, Otávio, Vitinha, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Bernardo Silva, Bruno Fernandes;
Avançados: João Félix, Pedro Neto, Trincão, Francisco Conceição, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo.
Para concluir a fase de grupos da Liga das Nações, Portugal recebe, a 15 de novembro, a Polónia, em partida a realiza no Dragão. A 18 de novembro, a equipa de Roberto Martínez vai a Split, onde defrontará a Croácia.
Basta um ponto para que a seleção nacional confirme a passagem aos quartos de final, nova fase da competição. Portugal lidera o grupo com 10 pontos, mais três que a Croácia, mais seis que a Polónia e mais nove que a Escócia.
Os dois primeiros seguem para a ronda seguinte, para a qual já garantiram acesso a Alemanha e a Espanha. Os quartos de final disputar-se-ão em sistema casa e fora, com a primeira partida a ser a 20 de março e a segunda a 23 de março de 2025. A final four da Liga das Nações está agendada para o começo de junho, depois do fim da época europeia de clubes e uma semana antes do arranque do Mundial de clubes, nos Estados Unidos.