Marc Márquez terminou a época de MotoGP com o segundo lugar no GP Solidário de Barcelona – garantindo, assim, o terceiro posto no campeonato, que confirma o regresso à luta no topo.
O piloto da Gresini disse em conferência de imprensa que houve um trabalho minucioso depois das dificuldades de ontem na corrida Sprint, e que deu os seus frutos:
– É claro, hoje foi um dia difícil, em especial porque ontem foi uma corrida Sprint difícil. Mas o meu técnico foi bastante corajoso durante a noite, acho que ele não dormiu muito. Analisámos tudo o que fizemos, e voltámos mais ou menos à moto com que começámos no FP1. E logo no warm-up eu comecei a sentir-me melhor. Na corrida, eu estive a pilotar à minha maneira. Claro, tivemos alguns pontos fracos, mas eu fui forte nos meus pontos fortes, então isso foi bastante positivo.
O vencedor foi Francesco Bagnaia (Ducati), com Márquez no encalço do italiano – cuja superioridade reconheceu: ‘Estive várias voltas atrás do Pecco, a tentar controlar a situação, mas nas últimas cinco voltas não o consegui seguir. Sempre que estava mais perto dele, a dianteira começou a perder muito por causa da temperatura. Mas hoje ele foi muito mais veloz do que eu’.
O oito vezes campeão do mundo considera que esta foi a despedida ideal da Gresini: ‘O segundo lugar é o melhor final para este capítulo muito bonito da minha carreira com a equipa Gresini, onde desfrutei muito. E esta é a melhor maneira de dizer obrigado’.