O Mundial de Superbike termina já no próximo fim de semana em Jerez, e Toprak Razgatlioglu está quase a garantir o título. Um terceiro lugar numa das corridas principais é tudo do que o piloto precisa para ser campeão pela segunda vez.
O turco chega ao Circuito de Jerez Ángel Nieto com mais 46 pontos do que Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati). Significa isto que um pódio na primeira corrida garantirá o título ao piloto da ROKiT BMW logo no sábado. Mas para isso acontecer logo na primeira corrida, até pode ser suficiente um resultado fora do pódio – desde que Razgatlioglu não perca mais de nove pontos para Bulega.
Se Razgatlioglu conseguir mesmo ser campeão como tudo indica, este será um título histórico: desde que o WSBK foi criado em 1988, a BMW nunca se sagrou campeã de pilotos – nem nenhum outro construtor alemão. Até agora, só ganharam títulos pilotos de construtores japoneses (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) e italianos (Aprilia e Ducati).
Em 2012, Marco Melandri ficou a apenas 30 pontos de tal feito e voltou a tentar imiscuir-se na luta um ano depois. Porém, a BMW decidiu depois retirar o investimento no campeonato, e mesmo depois do regresso oficial ao lado da Shaun Muir Racing em 2019, teve de esperar cinco anos para voltar a ganhar corridas de forma regular.