O piloto turco Toprak Razgatlioglu fez um regresso triunfal ao Campeonato Mundial de Superbike, liderando o FP1 em Aragão. Após uma ausência de duas rondas devido a lesão, Razgatlioglu demonstrou que não perdeu o seu toque, estabelecendo o tempo mais rápido da sessão com 1’49.021s.
A equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK tem motivos para celebrar, já que Razgatlioglu liderou uma dobradinha da BMW, com Garrett Gerloff, da Bonovo Action BMW, a ficar com o segundo lugar. As motos Honda também se destacaram, ocupando o terceiro e quarto lugares com Xavi Vierge e Iker Lecuona, respetivamente.
O desempenho de Razgatlioglu foi particularmente impressionante, considerando que esta foi a sua primeira sessão desde o acidente nos treinos livres 2 em Magny-Cours. O campeão de 2021 foi declarado apto para competir na quinta-feira, sujeito a uma reavaliação após os primeiros treinos livres, tendo posteriormente recebido luz verde para continuar no fim de semana.
O atual campeão, Álvaro Bautista, da Aruba.it Racing – Ducati, terminou em quinto lugar, seguido por Andrea Iannone, da Team GoEleven, em sexto. Notavelmente, seis pilotos italianos consecutivos ocuparam as posições de sexto a décimo primeiro.
Danilo Petrucci, o herói da ronda anterior em Cremona, ficou em sétimo, à frente de Michael Ruben Rinaldi e Axel Bassani. Nicolo Bulega completou o top 10, apesar de ter perdido os primeiros 15 minutos da sessão devido a um problema elétrico.
Esta sessão inicial sugere uma competição acirrada para o resto do fim de semana, com a BMW e a Honda a mostrarem melhorias significativas em relação à temporada anterior. A etapa de Aragão promete ser um ponto de viragem emocionante no Campeonato Mundial de Superbike.
Top seis:
1. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’49.021s
2. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +0.465s
3. Xavi Vierge (Team HRC) +0.472s
4. Iker Lecuona (Team HRC) +0.525s
5. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.652s
6. Andrea Iannone (Team GoEleven) +0.823s