Um treinador de futsal de Santo Tirso foi afastado pelo clube que representava depois de ter sido filmado a rematar, repetidamente, uma bola contra a cara de um atleta menor de idade.

O vídeo do incidente, que tem sido amplamente difundido nas redes sociais ao longo das últimas horas, mostra o momento em que o agora ex-treinador da Associação de Santo Tirso de Futsal (AST) pontapeia por diversas vezes uma bola contra a face de um atleta do escalão sub-19.

A ação violenta suscitou indignação na internet e levou a que o clube da Associação de Futebol de Braga emitisse uma nota de condenação e repúdio pelo sucedido.

O emblema esclarece que "se tratou de um ato isolado", do qual se demarca, e adianta que, quando a direção tomou conhecimento da ocorrência, transmitiu de imediato ao técnico "a proibição de aceder às instalações desportivas".

O clube garante que já disponibilizou apoio ao atleta, bem como à respetiva família.

"A AST é uma associação com 19 anos encara o desporto como um instrumento de inclusão e interação social, pautado pelo respeito, pela tolerância e pela educação, seus pilares, desenvolvendo ações no sentido de promover a prática, salutar e em segurança, do desporto em geral e do futsal em particular. Pelo que, em circunstância alguma, se justificam ações inadequadas e muito menos aceitaremos que ocorram dentro da nossa casa!", sublinha.

Apresenta ainda um pedido de desculpas "aos atletas e público em geral que nada tiveram que ver com o ocorrido".

Para concluir, a AST deixa o apelo para que os adeptos "ajudem a manter o ambiente respeitoso e pacífico nos treinos e jogos, dentro e fora de portas".