Segundo notícia do The Times, Rana Reider, treinador norte-americano do atual campeão olímpico dos 200 metros, Andre De Grasse, e do antigo campeão dos 100 metros, Lamont Marcell Jacobs, foi expulso dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além disso, o treinador teve a sua acreditação retirada pelo Comité Olímpico do Canadá.
Em causa, estão acusações de abuso sexual contra o treinador de 54 anos. Três mulheres, uma das quais preferiu permanecer anónima, apresentaram queixa contra Reider num tribunal do condado de Broward, na Florida. Uma das atletas acusou o norte-americano de abuso e assédio sexual e emocional. Outra acusou Reider de assédio sexual e verbal.
O treinador já tinha cumprido liberdade condicional por um ano (terminou em 2024) e não tinha outras «suspensões ou sanções», segundo o Comité Olímpico Canadiano. Entretanto, após estas novas acusações, o norte-americano teve as suas acreditações retiradas. O treinador ainda não se pronunciou sobre a expulsão.
«Rana Reider foi acreditado como treinador pessoal, com acesso apenas à área de aquecimento do atletismo e aos locais de treino. A decisão de fornecer-lhe esse acesso foi baseada no entendimento de que a sua liberdade condicional terminou em maio deste ano, que ele não tinha outras suspensões ou sanções e, de outra forma, atendia aos nossos requisitos de elegibilidade. No domingo, 4 de agosto, soubemos de novas informações sobre a adequação de Reider permanecer acreditado pela equipa do Canadá em Paris 2024. Em discussão com a Athletics Canada, foi acordado que as acreditações de Reider seriam revogadas», escreveu o Comité Olímpico do Canadá em comunicado publicado na segunda-feira.
Reider esteve no Stade de France, neste domingo, a ver Lamont Marcell Jacobs, atleta italiano, terminar em quinto lugar nos 100 metros masculinos. De Grasse, do Canadá, que também é treinado por Reider, não conseguiu passar das meias-finais nessa prova. O atleta canadiano não terá o seu treinador na preparação para as meias-finais dos 200 metros, na quarta-feira. Ambos foram ouro em Tóquio 2020 (Marcell Jacobs nos 100 metros e De Grasse nos 200 metros).