Algo insólito aconteceu na Primeira Divisão Argentina. Na partida desta segunda-feira entre o Deportivo Riestra e o Vélez Sarsfield - primeiro classificado do campeonato -, um streamer argentino entrou em campo como titular pela equipa da casa, causando um turbilhão nas redes sociais.
O protagonista do momento foi Spreen, um fenómeno na argentina pelas suas lives no Youtube e Twitch. Iván Buhajeruk - o seu nome verdadeiro - conta com mais de 16 milhões de seguidores em todas as plataformas digitais.
Mas porque é que o Riestra - oitavo colocado do primeiro escalão argentino - colocou um desconhecido em campo? A resposta é simples, caro leitor: Marketing. O principal patrocinador do clube é a Speed, marca de bebidas energéticas argentina, que também patrocina o influenciador e, recentemente, fez uma campanha especial com o mesmo.
«A única coisa que sei é que o Iván (Spreen) vende bebidas e quem me paga também são as bebidas, então deixem-no vir», disse o treinador no princípio do mês, quando foi revelado que o jogador havia sido inscrito pela equipa.
Antes da partida, o influenciador disse à TNT Argentina que esperava ter uma carta no EAFC, mas o objetivo era ainda mais específico: «Quero ter a pior carta da história. Seria algo histórico.»
Quando o clube anunciou a titularidade de Spreen, as redes sociais foram à loucura. Em menos de uma hora, o post do onze do modesto emblema argentino já tinha quase um milhão e meio de visualizações no X, um número apoteótico para a realidade do Deportivo Riestra.
O "jogador" entrou em campo com todas as atenções viradas para si, mas não durou muito tempo. 72 segundos depois do apito inicial, o número 47 foi substituído sem sequer tocar na bola.