Com o Mundial de Superbikes numa fase verdadeira decisiva, Toprak Razgatlioglu leva alguma vantagem sobre Nicolò Bulega e Álvaro Bautista mas a dupla da Ducati pode ainda matematicamente chegar ao título, ainda que o italiano da equipa esteja melhor colocado. Assim, e perante tal facto, ontem na antevisão à ronda voltou a estar em cima da mesa a questão das ordens de equipa.

Bautista, duas vezes campeão do mundo, abordou o tema e admitiu que na passada ronda, em Espanha, esse foi um tema abordado, como referiu em site oficial do campeonato: ‘Em Aragão, tivemos um pequeno briefing antes da corrida de sábado porque era claro que ambos os pilotos teriam a oportunidade de lutar contra o Toprak [Razgatlioglu] Mas é verdade que as hipóteses de Bulega eram muito melhores do que as minhas’.

O espanhol explicou depois que tentou dentro do possível «dar uma força» ao companheiro de equipa: ‘Decidimos ajudar o Nicolo em Aragão, tentar não ficar entre ele e o Toprak e tentar ajudá-lo a tirar alguns pontos’.

No entanto depois houve um imprevisto com a moto do rookie, que mudou o rumo do plano: ‘Depois do sábado, do problema que teve no motor, a situação foi diferente’.

Seguiu-se depois mais um dia de corridas, onde o plano de ajudar Bulega se manteve, explicou: ‘No domingo ele esteve lá e foi a mesma ideia: não ficar entre o Toprak e o Nicolò. Na Superpole Race, o nosso objetivo era tentar ajudar o Nicolò e estar entre eles, mas com o Nicolò em primeiro. Nas últimas voltas vi que poderia ser o Toprak [a vencer], o Nicolò e eu, por isso tentei que o Nicolò perdesse dois pontos em vez de três, o que foi melhor; Tentei ganhar a corrida e consegui, e foi o mesmo na Corrida 2’, explicou.

Agora e com duas rondas para o final do campeonato, desta feita não existe nenhum plano que vá de encontro ao que se passou anteriormente, ainda que o plano acabe por ser semelhante, garantiu: ‘Neste momento não existe esse tipo de ordem de equipa, mas este fim de semana será algo semelhante; tentar não incomodar o meu colega de equipa, mas tentar também que ele não me incomode’.