Foi em condições complicadas e numa luta intensa que Unai Calatayud alcançou este sábado a estreia nas vitórias no Mundial de Supersport 300, ao impor-se na primeira corrida de Magny-Cours.

A pole position foi de Aldi Satya Mahendra (Team BrCorse/Yamaha), que apesar de ter perdido a liderança para Jeffrey Buis (Freudenberg KTM-Paligo Racing) na primeira volta, foi presença constante na luta pelas posições de pódio.

Apesar da boa entrada, Buis viria a perder ímpeto durante a corrida, recuperando nas últimas voltas para liderar de novo mais tarde… antes de um erro na última volta lhe custar o pódio.

Mas a luta final pelo triunfo acabou por ser entre Calatayud (Arco Sash MotoR University Team/Yamaha) e Mahendra, com o espanhol a levar a melhor por apenas 0,770s. O segundo lugar é histórico para o indonésio. E, num dia histórico para as cores daquele país, Galang Hendra Pratama (ProGP NitiRacing/Yamaha) levou a melhor face a Buis para ficar em terceiro.

O top cinco foi fechado por Humberto Maier (MS Racing/Yamaha). Loris Veneman (MTM Kawasaki) chegou a esta corrida na liderança do campeonato, mas sofreu uma queda na primeira volta e apesar de ter continuado em prova acabou apenas em 16.º falhando os pontos.

Resultados: