Fechou-se, nesta madrugada de sexta-feira para sábado, mais uma jornada de qualificação da CONMEBOL para o Mundial 2026 e o Uruguai perdeu no Peru por 1-0, com um golo ao cair do pano, deixando as contas desta fase ao rubro.

Em Lima, no Estadio Nacional, Marcelo Bielsa, selecionador nacional uruguaio, apresentava um onze inicial com o sportinguista Maxi Araújo a titular, além de uma série de caras bem conhecidas do futebol português, como Ugarte e Darwin Núñez - Franco Israel foi suplente não utilizado.

Tal como esperado no arranque do jogo, fruto da sua classificação e favoritismo, o Uruguai assumiu as rédeas do jogo e a maior iniciativa na partida, mas isso não fez com que o Peru se acanhasse. A equipa da casa mostrava-se bastante perigosa na transição rápida, especialmente pelo avançado Edison Flores.

Apesar disso, o meio campo uruguaio ia-se mostrando mandão e foi sempre a equipa forasteira quem esteve mais perto de chegar ao desejado golo inaugural. Contudo, numa fase onde o jogo estava bastante mais partido e imprevisível, foi o Peru quem marcou: aos 88', Quispe recebeu na direita, cruzou para o coração da área e aí surgiu o central Miguel Araujo, solto de marcação, a cabecear para o 1-0, num lance onde passa a imagem que o guarda-redes Rochet podia ter feito melhor.

Com este resultado, a qualificação da CONMEBOL para o Mundial 2026 está, cada vez mais, ao rubro. A Argentina segue líder isolada, com 19 pontos, mas, numa altura em que falta jogar metade da mesma, a proximidade pontual entre todas as restantes seleções - 2º lugar tem apenas mais seis pontos que o 8º - é evidente e tudo pode acontecer.