Marco van Basten não costuma ter papas na língua quando toca a comentar futebol na televisão holandesa, particularmente quando os assuntos giram em torno do Ajax ou a seleção. Uma das 'vítimas' do antigo avançado tem sido Brian Brobbey, jogador do clube de Amesterdão, de 22 anos, que ouviu e não se calou.

"O senhor Van Basten continua a falar de mim. Penso que já disse o mesmo umas 50 vezes. Não me chateia. Suponho que deve achar que sou um jogador e um rapaz interessante, caso contrário não falaria tanto de mim", atirou o jovem avançado.

Van Basten tem criticado Brian Brobbey por considerar que tem pouco faro para o golo. "Pouco a pouco aprende-se a rematar, mas ele? Há 12 anos que treina com o Ajax e não faz ideia do que fazer à frente de um guarda-redes", disse Van Basten sobre o avançado.

O antigo jogador já tinha entrado num 'bate-boca' semelhante com Virgil van Dijk, defesa internacional holandês do Liverpool. No Mundial do Qatar acusou-o de falta de liderança e mais protagonismo na equipa. Van Dijk respondeu: É fácil fazer análises a partir da televisão. Dirijo a equipa o melhor possível. Van Basten nunca é positivo, que vamos fazer?"