Frederico Varandas enumerou as qualidades que levaram à escolha de João Pereira, na apresentação do treinador como novo técnico do Sporting.

«É uma apresentação que acontece sete meses antes do planeado e acaba por ser uma escolha simples, natural, mas que teve início há cerca de quatro anos», começou por dizer.

«Conheço o João como jogador há mais de 13 anos, enquanto diretor clínico foi meu jogador três vezes, sempre mostrou liderança, caráter e conhecimento e entendimento do jogo anormal para um jogador. São características decisivas para ser treinador, mas uma coisa é projeto e outra é realidade e o João tinha de provar que seria treinador. Em 2021, convidámos o João a regressar ao Sporting para ser jogador, terminar a carreira e lançámos o desafio de iniciar nova carreira. O João aceitou, começou como adjunto dos sub-23, depois treinador principal dos sub-23, depois da equipa B. Nestes três anos e meio o João foi crescendo como treinador, constituindo e aperfeiçoando a sua equipa técnica e conquistou a estrutura do futebol e da Academia pela sua competência e liderança.»