Os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista terminaram a prova de triatlo dos Jogos Olímpicos de Paris na quinta e sexta posições, respetivamente.

Depois de as portuguesas Maria Tomé e Melanie Santos, foram os triatletas masculinos a entrar em ação, em Paris, esta quarta-feira.

Depois dos primeiros 1,5 quilómetros da prova, a nado, os representantes lusos na prova ocupavam a 26.ª (Vasco Vilaça) e a 28.ª (Ricardo Batista) posições.

Depois, nos 40 quilómetros que se seguiram, já em bicicleta, os portugueses seguiram grande parte do percurso na segunda metade do grupo e à entrada para os últimos 10 quilómetros da prova, cumpridos a correr, Ricardo Batista partia na frente (15.º) de Vasco Vilaça (16.º).

Dupla portuguesa a poucos segundos do pódio

Nos quilómetros finais, os portugueses escalaram várias posições e terminam nos 10 primeiros lugares. Vasco Vilaça, quinto classificado, concluiu os 51,5 quilómetros da prova em 1:43:56, a apenas 13 segundos do pódio, e Ricardo Batista precisou de apenas mais dois segundos do que o compatriota para concluir o trajeto.

A dupla portuguesa garantiu, assim, o diploma olímpico, atribuído aos oito primeiros classificados de cada prova.

O grande vencedor foi o britânico Alezz Yee, que concluiu a prova em 1:43:33. A prata foi para o neozelandês Hayden Wilde (1:43:39) e o bronze ficou para o francês Leo Bergere (1:43:43).

Vasco e Ricardo na elite mundial

Vasco Vilaça tem apenas 24 anos, mas é já um dos principais rostos do triatlo mundial. Em 2020, aos 20 anos, tornou-se vice-campeão do mundo.

Dois anos depois, foi segundo na Super Liga de Munique, a segunda etapa da Super Liga de Triatlo, tendo ficado a apenas três segundos do primeiro classificado.

No ano passado, o jovem atleta não parou e arrecadou a Taça do Mundo de Triatlo, em Roma. Recentemente foi segundo na etapa de Hamburgo do Campeonato do Mundo de Triatlo.

Vasco Vilaça, triatleta português.
Vasco Vilaça, triatleta português. Aurelien Meunier

Ricardo Batista, nascido em 2000, possui no currículo dois terceiros lugares na Taça o Mundo de Triatlo, em Miyazaki e em New Plymouth, em 2022 e 2023, e o título de campeão da Europa de triatlo sprint, feito alcançado em 2023.

Ricardo Batista, triatleta português.
Ricardo Batista, triatleta português. NurPhoto