Esta semana há Clássico na Liga Betclic, na 4ª jornada, com o Sporting, campeão nacional em título, a receber o FC Porto, numa reedição da Supertaça (3-4), que teve lugar há apenas umas semanas. Importante como qualquer Clássico só podia ser, este jogo pode também ser histórico para o novo técnico portista, Vítor Bruno.

O novo líder da turma azul e branca teve um arranque de carreira como técnico principal em grande, ao vencer a Supertaça, num jogo onde os dragões até estiveram a perder por 3-0, a certa altura. Agora, quatro semanas mais tarde, volta a defrontar o campeão nacional vai em busca de se manter 100 por cento vitorioso esta época.

Com a ajuda do nosso Playmaker Stats, vasculhámos por entre a história dos Clássicos entre FC Porto e Sporting e percebemos que apenas três treinadores portistas venceram os seus dois primeiros jogos frente ao Sporting, um feito que pode ser repetido...por Vítor Bruno.

O primeiro técnico a fazê-lo foi o argentino Alejandro Scopelli, na longínqua época de 1948/49, onde venceu ambos os jogos do campeonato frente ao Sporting, na sua única época no comando do FC Porto - terminou em 4º lugar. Mais tarde, em 1980/81, foi a vez do austríaco Hermann Stessl repetir o feito, também vencendo ambos os jogos do campeonato frente aos leões, incluindo logo na 1ª jornada.

Vários foram os treinadores que passaram pelo banco do Dragão desde então, mas apenas neste século, em 2002/03, se voltou a repetir tal feito, na altura por intermédio de um jovem José Mourinho - chegou a meio da época passada, mas não defrontou o Sporting, como treinador do FC Porto, em 2001/02 -, que também se superiorizou em ambos os jogos do campeonato.

Agora, Vítor Bruno pode juntar-se a este restrito lote.