Max Verstappen emitiu um aviso contundente sobre as suas chances a desvanecer de garantir um quarto título de Fórmula 1, após um desapontante sexto lugar no Grande Prémio de Itália. O holandês, que se qualificou em sétimo lugar, está agora a sentir a pressão enquanto Lando Norris da McLaren se aproxima na classificação, a apenas 62 pontos de distância com oito corridas restantes na temporada.

As dificuldades de Verstappen em Monza estão a anos-luz da dominância que uma vez desfrutou. O seu RB20, que começou a temporada como favorito ao campeonato, tornou-se um “monstro” para conduzir, e Verstappen não está a conter as suas preocupações. O desempenho do carro deteriorou-se drasticamente, deixando o campeão em título frustrado e desiludido.

“A forma como o carro mudou ao longo de seis a oito meses é bizarra. Passámos de um carro dominante para um que é indomável,” lamentou Verstappen, falando à Associated Press. Ele enfatizou que, apesar dos seus esforços para dar feedback, o peso agora recai sobre a equipa da Red Bull para fazer mudanças significativas. “Cabe à equipa resolver isto. Eu não tenho um diploma em engenharia ou aerodinâmica, por isso só posso fazer até certo ponto.”

Entretanto, Norris tem capitalizado o ressurgimento da McLaren, conquistando posições de pole tanto em Zandvoort como em Monza. No entanto, a relutância da McLaren em impor ordens de equipa e as decisões estratégicas questionáveis impediram Norris de reduzir ainda mais a diferença. Em Monza, Norris foi ultrapassado pelo colega de equipa Oscar Piastri no início, e o brilhantismo estratégico da Ferrari permitiu que Charles Leclerc conquistasse a vitória com uma estratégia de uma paragem.

Verstappen, ciente da ameaça iminente de Norris, tem pouco otimismo restante. Apesar dos seus sucessos passados em algumas das pistas que se aproximam, ele é direto sobre as suas hipóteses: “Não importa para onde vamos. Com a forma em que estamos neste momento, estamos mal em todo o lado.”

Com a sua última vitória a remontar ao Grande Prémio de Espanha em junho, o domínio de Verstappen no campeonato está a escorregar. A menos que a Red Bull consiga inverter a situação rapidamente, a equipa que outrora dominava poderá encontrar-se destronada, e as esperanças de Verstappen de conquistar um quarto título poderão ser arruinadas.