Várias províncias espanholas no sul da Catalunha e Valência foram afetadas nos últimos dias pela depressão DANA, que provocou fortes inundações e já fez pelo menos 62 mortos - entre eles 4 crianças, segundo a Guardia Civil -, e vários desaparecidos. As chuvas torrenciais levaram ao corte de estradas, linhas de comboio e até queda de pontes, com o aeroporto também inundado. Houve até pelo menos três tornados.

O governo espanhol ativou a Unidade Militar de Emergência (UME) a pedido da Generalitat para fazer face à situação causada tempestade na zona de Utiel (Valência).

A DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) provocou trombas de água até 302 litros por metro quadrado (l/m2) havendo vários vídeos nas redes sociais de imagens impressionantes – ruas transformadas em rios, onde choveu num dia o equivalente a um mês.

O fenómeno DANA (depressão isolada em níveis altos), também designada por gota fria, resulta da colisão de uma massa de ar frio em altitude com o ar quente junto ao solo, gerando instabilidade.

A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) ativou o alerta vermelho várias regiões do leste espanhol.

A Proteção Civil enviou SMS para os telemóveis dos cidadãos, pedindo-lhes que evitem viajar na província de Valência.

A tempestade segue para a Catalunha, onde foi ativado o alerta vermelho.

(atualizado às 11.33 horas no número de vítimas mortais)