A nova liderança da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) foi eleita há apenas 20 dias e já tem de enfrentar um grande desafio. Segundo o Sportal.rs, que pertence ao mesmo grupo de A BOLA, estruturas próximas do ex-presidente Aleksandar Boricic estão a tentar persuadir federações e clubes a sair da CEV e a criar uma liga à parte.
De acordo com a mesma fonte, a intenção é retirar partes das federações de Itália, Polónia e Turquia e alguns clubes poderosos, para tirar poder à CEV. A reunião deste grupo deverá ser em Belgrado nos próximos dias.
O Sportal.rs adianta ainda que este grupo quer exigir à CEV melhores condições para as competições europeias e maiores prémios monetários.
Roko Sikiric, da Croácia, o novo presidente da CEV recentemente eleito, quer um novo Conselho de Administração, com figuras mais jovens e países diferentes, onde o voleibol se pode desenvolver, e terá sido esta primeira decisão a motivar o grupo ligado a Boricic a agir.
«Acho que estamos atrasados em relação aos outros desportos, estagnámos nos últimos anos. Senti a insatisfação, a frustração dos clubes e da Federação. E resolvi expor-me, representar a voz dos pequenos, médios e até grandes clubes e associações. Cada um tem algumas necessidades, que temos de harmonizar para crescermos juntos. Gostaria definitivamente de fazer uma transformação no sentido de comercializar as nossas competições, os nossos ativos, por assim dizer, os direitos de marketing, os direitos digitais, para gerar lucro, para que a CEV seja em última análise uma organização lucrativa, que repartirá os lucros com todos os participantes da nossa organização», afirmou Sikiric ao Sportal.rs.