A Yamaha VR46 Master Camp Team disputa este fim de semana o seu último Grande Prémio no Mundial de Moto2. A parceria entre o construtor japonês e a estrutura de Valentino Rossi termina após oito anos.

Tudo começou com o Yamaha VR46 Master Camp em 2016 – um programa de treinos de cinco dias realizado no Rancho em Tavullia. Um ano mais tarde, foi criado o projeto VR46 Junior Team, o que deu aos participantes no Master Camp e aos pilotos Yamaha bLU cRU a possibilidade de competirem na Europa.

A equipa começou no FIM CEV Moto3, em 2019 subiu ao Europeu de Moto2, e em 2022 fez a sua primeira época completa no Moto2 (no ano anterior tinha feito um wildcard). Na altura, contou com os rookies Keminth Kubo e Manuel González. Este ano, teve Ayumu Sasaki e Jeremy Alcoba como pilotos.

No entanto, ambos estão lesionados e falham esta ronda de despedida, na qual os pilotos substitutos serão Andrea Migno e Stefano Manzi. Ainda não é certo o que irá acontecer à vaga da Yamaha VR46 Master Camp no Moto2, mas poderá ficar nas mãos da Pramac – quando foi anunciada a parceria com a Yamaha no MotoGP, falou-se também de um futuro projeto na classe intermédia, mas a data de arranque ainda não foi confirmada.