Esta primeira formação vai decorrer em janeiro, nas instalações do parque, na Praia, dirigida a jovens entre 16 e 24 anos, e marca "o lançamento do programa MIT Global Teaching Lab em Cabo Verde", explicou, em comunicado, o TechParkCV.

O programa ambiciona acolher participantes do arquipélago e também de países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), "promovendo uma formação inclusiva e regional". 

"Através da capacitação local e da criação de uma base para crescimento, o programa pretende fortalecer a presença do TechParkCV como centro de formação de referência", indicou.

O programa faz parte da Fase II do Projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), "que visa transformar o país num polo de inovação digital para a África Ocidental".

Para a primeira formação, em janeiro, o concurso está aberto até 06 de dezembro e deverá levar à seleção de 20 a 30 participantes.

Durante a ação de quatro semanas, os participantes serão guiados presencialmente por uma equipa de seis instrutores do MIT e terão a oportunidade de "desenvolver competências técnicas e competências essenciais para o mercado de trabalho".

A diferença do curso para outros na mesma área está na preparação "para a resolução de problemas e desenvolvimento de pensamento crítico através do uso da ferramenta App Inventor", disponível na Internet, em appinventor.mit.edu.

No final, haverá um dia em que os participantes vão demonstrar as soluções criadas durante a formação.

LFO // MLL

Lusa/Fim