Um inquérito da Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) revela que a maioria dos lojistas das grandes superfícies comerciais mostra disponibilidade para encerrar às 22:00.
De acordo com o inquérito da AMRR, para além de os lojistas estarem dispostos a encerrar mais cedo, "têm elevada flexibilidade para acomodar as principais preocupações dos trabalhadores".
Depois de uma petição sobre o tema ter reunido 20.000 assinaturas, o que fará com que seja discutida na Assembleia da República, Miguel Pina Martins, presidente da associação, explica que o objetivo deste inquérito passa por "ter voz ativa e dar o contributo de quem conhece bem o dia a dia do sector para a discussão" dos horários comerciais.
O estudo, que envolveu profissionais de 3.000 lojas de 120 espaços comerciais do país, revela que 92,9% dos inquiridos está de acordo a redução do horário, enquanto 61,6% prefere fechar às 22:00.
Sobre o horário de funcionamento ao domingo, apenas 39,4% defende o encerramento por completo dos espaços comerciais, enquanto 20,2% mostra preferência por fechar às 18:00 e 18,2% às 21:00.
Relativamente à restauração dos shoppings, 85,9% concorda que encerre uma depois das lojas.