O grupo automóvel Stellantis acaba de apresentar uma nova geração de baterias para carros elétricos que podem proporcionar até 800 quilómetros de autonomia.

Para já, esta nova plataforma de baterias – denominada STLA Frame - destina-se a veículos do tipo pick-up full-size (também conhecidas por carrinhas de caixa aberta), veículos comerciais ligeiros e modelos SUV do grupo Stellantis.

De acordo com uma nota de imprensa distribuída esta quarta-feira pelo grupo automóvel, liderado pelo gestor português Carlos Tavares, os veículos servidos com a plataforma STLA Frame “serão inicialmente disponibilizados com uma inovadora gama de propulsores”, incluindo um sistema full BEV [elétricos puros] e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV – Range-Extended Electric Vehicles, ou, em português, veículo elétrico com extensor de autonomia). A plataforma STLA também poderá acomodar sistemas de combustão interna, como carros híbridos e de propulsão a hidrogénio, no futuro.

Extensor de autonomia pode ir até aos 1.100 km

A Stellantis assume que a plataforma STLA Frame serve um segmento fundamental na América do Norte e “noutros mercados globais selecionados”.

A construtora automóvel informa ainda que a plataforma STLA Frame “foi concebida para proporcionar uma autonomia líder na sua classe de até 1.100 quilómetros com o REEV e de 800 quilómetros em configuração BEV, uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg”.

Além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações consideradas mais exigentes.

A Stellantis informa ainda que a STLA Frame suporta carregamentos rápidos: “Nas configurações BEV [carros 100% elétricos], o carregamento rápido DC [em corrente contínua] de 800 volts até 350 kW pode adicionar 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos REEV podem obter até 80 quilómetros em 10 minutos com o carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW”.