O nome de Ana Lua Caiano está nas bocas do mundo, mas ainda pode ser novidade para aqueles que não acompanham de forma tão próxima o plano da música emergente nacional. Tem 25 anos, tocou nos principais festivais nacionais este ano e está nomeada para três Globos de Ouro: Melhor Intérprete, Melhor Canção e Artista Revelação.

O último ano foi de ascensão meteórica para Ana Lua Caiano, cantora, compositora e produtora que incorpora a "nova tradição". Dar uma roupagem eletrónica a canções originais de inspiração tradicional tem sido a receita de sucesso nos trabalhos de Ana Lua Caiano. Em março de 2024, apresentou o primeiro disco, "Vou Ficar Neste Quadrado", que sucedeu aos EP's "Se Dançar é Só Depois", de 2023, e "Cheguei Tarde a Ontem", de 2022.

É do primeiro álbum que consta a canção "Deixem o Morto Morrer", faixa número oito, nomeada para Melhor Canção para a 28.ª edição dos Globos de Ouro, com a cerimónia marcada para este domingo. Numa entrevista a Bernardo Mendonça, no podcast "A Beleza das Pequenas Coisas", Ana Lua deixou uma explicação para a criação desta música: "É bom deixarmos alguns mortos estarem mortos, como os ditadores. Não voltemos ao passado".

E a "nova tradição" de Ana Lua Caiano não tem laivos de regresso ao passado: sugere, antes, um novo olhar sobre a portugalidade, com propostas feitas à medida dos tempos de hoje que apontam um caminho de futuro - a tradição está na moda. Aliás, os trabalhos da cantora, apesar de únicos, não estão sozinhos no panorama da música nacional. Muitos são os artistas que têm celebrado a tradição ao longo dos anos mais recentes.

Em palco, o conceito ganha corpo com Ana Lua num registo de "one woman show”, acompanhada por um sintetizador, uma 'loop station', um microfone, um bombo e vários instrumentos de percussão, que através da sobreposição de loops lhe permitem criar diversas camadas sonoras.

Foi assim que se apresentou este ano nos festivais "Primavera Sound" no Porto, "Bons Sons" em Tomar e, mais tarde, no "Kalorama" em Lisboa. O verão foi de muitos concertos para a jovem artista que, para além de ter percorrido Portugal de norte a sul, esteve também em Espanha, Dinamarca, Alemanha, França e Argentina.

Ana Lua Caianofoi nomeada para Artista Revelação dos Prémios Play da Música Portuguesa e está nomeada para Artista do Ano nos Prémios Europeus para Artistas Emergentes.

Em abril, Ana Lua esteve à conversa com a jornalista da SIC, Cristiana Reis, a propósito do lançamento do seu álbum. Pode rever aqui a entrevista.