Quarenta e cinco anos depois do primeiro concerto dos Xutos e Pontapés, em janeiro de 1979, 30 artistas portugueses juntaram-se para homenagear a banda portuguesa com uma nova versão da música “À Minha Maneira”.
No desafio, lançado pela Rádio Comercial, participaram nomes como Marisa Liz, Jorge Palma, Pedro Abrunhosa, Carminho, Mariza, Carolina Deslandes e Carlão, e resultou num vídeo de homenagem que juntou artistas de diferentes gerações e estilos.
Para além dos 30 artistas portugueses, participaram ainda da surpresa um grupo de fãs e a própria família dos elementos da banda. E há duas curiosidades a apontar: no vídeo surgem dois sofás bem especiais, um pertencia a Zé Pedro e o outro à avó de Kalu.
Oiça (e veja) a nova versão de “À Minha Maneira”:
O nascimento oficial dos Xutos & Pontapés aconteceu há 45 anos, em 13 de janeiro de 1979, no salão de baile dos Alunos de Apolo, em Lisboa, numa noite em que tocaram quatro músicas em pouco mais de cinco minutos.
Na altura, o grupo, que chegou a chamar-se Delirium Tremens e depois Beijinhos e Parabéns, integrava os jovens Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel, influenciados pelo punk rock que entrava em força na cena musical estrangeira.
Quarenta e cinco anos depois do primeiro concerto, o grupo persiste na música portuguesa com mais de uma dezena de álbuns e muitas canções que servem de âncora para um clã do rock com milhares de fãs de várias gerações.
Mesmo depois da morte do guitarrista Zé Pedro, em 2017, a banda manteve-se ativa, em palco e em estúdio, com Tim (vocalista e baixista), João Cabeleira (guitarrista), Gui (saxofonista) e Kalú (baterista).