Se é entusiasta de comboios e de tudo o que envolve a ferrovia, então deve consultar a lista elaborada pela conceituada revista de viagens Condé Nast Traveller que, depois de uma votação do público, dá a conhecer as melhores viagens de comboio do mundo. E não, Portugal não está presente.

Conforto e design das carruagens, pontualidade e itinerário são algumas das categorias tidas em consideração na iniciativa Condé Nest Traveller: Reader's Choice Awards, que apontou as 15 melhores viagens de comboio para fazer ao redor do globo.

15. Maharaja Express, Índia - pontuação 87,92

O Expresso Maharaja é conhecido pela decoração faustosa e pelos quartos que mais parecem quartos de hotel. Os espaços privativos são espaçosos e incluem armários de tamanho regular, cama, casa de banho, televisão. Os dois bares que encontra a bordo estão munidos com cadeiras e mesas ornamentadas, livros e jogos de tabuleiro. Ali poderá desfrutar de várias atividades, incluindo um pequeno-almoço com direto a champanhe servido numa encosta com vista para o icónico Taj Mahal.

VW Pics

14. Bernina Express, Alpes Europeus - pontuação 88,30

Com as montanhas suíças e italianas de fundo, esta viagem é conhecida pelas belas e verdejantes paisagens - ou brancas, se viajar no inverno. Com a linha férrea que se encontra a maior altitude na Europa, o Expresso Berninan passa por 55 túneis e cerca de 200 pontes com estruturas artificiais e naturais pelo meio do percurso.

UCG

13. The Canadian, Canadá - pontuação 88,30

A VIA Rail, a transportadora ferroviária nacional do Canadá, é a responsável pelo The Canadian, um serviço que proporciona vários quilómetros de uma vasta e deslumbrante paisagem. Se viajar em classe Prestige terá direito a uma cabine privada, casa de banho, televisão e, claro, uma janela panorâmica.

SIC Notícias

12. Rovo Rail, África - pontuação 92.00

Este trilho ferroviário, que percorre África há mais de 30 anos, parte de Pretória, na África do Sul. Para além das luxuosas carruagens, com a Rovos Rail poderá participar em excursões culturais, históricas e naturais fora da locomotiva. A rota clássica dura três dias, mas recentemente foi adicionada outra opção: a Trail of Two Oceans (Trilho dos Dois Oceanos), que parte em Dar es Salaam, na Tanzânia, atravessa a Zâmbia, passa pela República Democrática do Congo e termina em Lobito, Angola.

SIC Notícias

11. Golden Eagle, Ásia Central - pontuação 92,94

Em tempos esta rota atravessava território russo. Hoje em dia, a Rússia não integra o percurso, mas não é por isso que a viagem deixa de ser impressionante. Algumas das opções do menu turístico incluem viagens de 15 dias com a Rota da Seda a ser uma das principais atrações. Esta rota atravessa o Uzbequistão, Turquemenistão, Tajiquistão, Cazaquistão e Quirguistão.

SIC Notícias

10. Belmond Royal Scotsman, Escócia - pontuação 93,33

Esta rota europeia parte e termina na estação de Waverley, na Escócia. Com capacidade para apenas 40 passageiros, este comboio atravessa as terras altas escocesas passando por pontos de referência como o Parque Nacional de Cairngorms. A bordo pode, inclusive, desfrutar de um spa.

Martin Harvey

9. Northern Belle, Europa - pontuação 93,40

O facto desta viagem ser feita num comboio da década de 30 totalmente restaurado contribui para a experiência única de passar pelas regiões mais rurais de Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Contrariamente aos serviços acima enumerados, o Northern Belle só oferece viagens de um dia, no entanto compensa com um serviço de refeições de excelência, que proporciona uma experiência gastronómica verdadeiramente britânica aos seus passageiros.

SIC Notícias

8. Venice Simplon-Orient-Express, Europa - pontuação 93,51

A locomotiva que opera nesta rota ferroviária destaca-se pelo estilo anos 20. O trabalho metódico e eficaz da tripulação também é digno de nota. Durante o dia pode desfrutar das belas paisagens rurais francesas e das montanhas suíças e à noite pode degustar um requintado jantar. O comboio possui oito novas suítes, duas das quais originais das décadas de 20 e 30.

VW Pics

7. Golden Eagle Danube Express, Europa - pontuação 93,83

Diretamente da Europa Central e Oriental, esta viagem de comboio é conhecida pela icónica Rota da Sede, mas também permite vislumbrar a beleza natural da Europa do Sul e de Leste. A rota Castelos da Transilvânia, que liga Istambul a Budapeste, impressiona destaca-se das demais e pode ainda fazer várias visitas guiadas pelo meio. Para descansar nada melhor do da carruagem-bar ou a privacidade dos seus aposentos.

ANDREA_PETO

6. Hiram Bingham, Perú - pontuação 94,31

Esta travessia sul-americana parte da cidade de Poroy e termina em Machu Picchu, símbolo do império Inca. As carruagens de madeira inspiradas na arquitetura da primeira metade do século XX embelezam a viagem, que passa por locais de cortar a respiração. Locais esses que pode observar através das muitas janelas panorâmicas existentes no comboio.

Justin Setterfield

5. Glacier Express, Suíça - pontuação95,07

Este é considerado o comboio mais lento do mundo porque demora oito horas para percorrer os 180 quilómetros de trajeto, mas a paisagem envolvente assim o obriga. Entre Zermatt e Saint Moritz, pode maravilhar-se com a beleza das montanhas suíças. Quem abrir os cordões à bolsa e optar por viajar em classe Excellence terá direito a champanhe e a uma refeição de seis pratos acompanhada por uma degustação de vinhos.

Frank Bienewald

4. Andean Explorer, Perú - pontuação 96,19

O Andean Explorer viaja entre Arequipa e Cusco durante um ou dois dias, durante os quais poderá vivenciar uma experiência luxuosa. Com dois bares e dois restaurantes a bordo, opções gastronómicas de requinte não faltam. Pelo meio, pode visitar o lago Titicaca e ainda várias ruínas incas.

oneworld picture

3. Eastern & Oriental Express, Sudoeste Asiático - pontuação 97,92

A locomotiva que parte de Singapura rumo a Banguecoque, e que passa pela selva da Malásia, está adornada com painéis de madeira revestido com seda e ainda prata polida, que acompanha as mesas cobertas de linho branco. O restaurante-bar é uma verdadeira cápsula do tempo, que transporta os viajantes para os clubes de jazz dos anos 20.

Peter Charlesworth

2. Rocky Mountaineer, Canadá - pontuação 98,13

Não será, certamente, por falta de janelas que não apreciará a beleza natural que esta experiência, que passa por Vancouver, na Colúmbia Britânica, e Banff ou Jasper, em Alberta, no Canadá, proporciona. A comida e bebida tradicional canadiana que acompanha o trajeto torna esta experiência bastante enriquecedora.

Andrew Kim / 500px

1. Bristish Pullman, Inglaterra - pontuação 99,38

E o primeiro lugar vai para a viagem ferroviária que parte de Londres e que atravessa as zonas rurais de Cambridge, York e Canterbury. As restauradas carruagens deste comboio, que remontam aos anos 20 e 30, encantam pela beleza rústica. Os pratos servidos a bordo são alguns dos principais destaque da cozinha britânica clássica.

SIC Notícias