Um dos médicos da Califórnia, que está entre as cinco pessoas acusadas pela morte por overdose do ator de Friends, declarou-se culpado, na quarta-feira, noticiou a Reuters. Mark Chávez terá feito parte de uma rede que forneceu cetamina a Matthew Perry de forma excessiva e ilegal.
Ouvido em tribunal, o médico de 54 anos respondeu “sim, meritíssimo” a uma série de perguntas, admitindo ter obtido cetamina com uma receita fraudulenta prescrita para outro paciente, quando sabia que a droga se destinava verdadeiramente a Matthew Perry.
Outro médico acusado no caso, Salavor Plasencia, declarou-se inocente, assim como Jasveen Sangha, conhecida como a "rainha da cetamina". A dupla deve ir a julgamento em março. Também o assistente pessoal de Matthew Perry, Kenneth Iwamasa, que admitiu ter injetado a droga no ator, e o alegado intermediário que disse ter comprado a cetamina a Jasveen Sangha, declararam-se culpados das acusações que enfrentaram.
Mark Chávez confessou ter fornecido cetamina, um anestésico de ação curta, ao colega Salavor Plasencia, dando nota que o sedativo só deveria ser administrado sob supervisão médica e com equipamento de segurança adequado por perto. Segundo documentos judiciais, Salavor Plasencia administrou cetamina a Perry na casa do ator e forneceu alguns frascos que foram injetados pelo assistente. A defesa de Plasencia considera que o médico prescreveu e administrou cetamina de forma adequada ao ator.
A declaração de culpa de Mark Chávezsurge depois de ter firmado um acordo com os procuradores, que prometeram reduzir as acusações se o médico testemunhasse contra o seu colega, Salavor Plasencia, e a alegada traficante Jasveen Sangha. "Ele aceitou a responsabilidade e está a cooperar", disse Matt Binninger, advogado de Chávez, no tribunal.
Mark Chávez renunciou à sua licença médica e permanece em liberdade sob fiança até à data da sentença. O julgamento, em que poderá ser condenado a até 10 anos de prisão, está marcado para abril.
Matthew Perry morreu em outubro do ano passado, aos 54 anos. De acordo com a autópsia, o ator perdeu a consciência e acabou por se afogar na banheira devido aos "efeitos agudos" da cetamina. Publicamente, a estrela de Friends chegou a reconhecer a dependência de drogas, inclusive durante os anos em que representava Chandler Bing na famosa série de televisão dos anos 90.
Com Reuters