O cantor e compositor Tito Jackson, um dos fundadores dos Jackson 5 e irmão de Michael Jackson, morreu este domingo, aos 70 anos.

A notícia foi confirmada pelo amigo e antigo manager da família Jackson, Steve Manning, ao Entertainment Tonight.

As causas da morte ainda não são conhecidas, mas Manning disse acreditar que Tito sofreu um ataque cardíaco enquanto viajava do Novo México para Oklahoma.

"Estamos devastados, tristes e chocados. O nosso pai era um homem incrível que se preocupava com todos e com o seu bem-estar", confirmaram também os os seus três filhos, Taj, Taryll e TJ Jackson, que na década de 1990 formaram o trio 3T, seguindo a tradição familiar.

Tito formou com os seus irmãos Jackie, Jermaine, Marlon e Michael (falecido em 2009) o famoso grupo The Jackson 5, que teve a Motown como primeira editora (1969-1975) e foi uma das bandas mais populares da sua época.

Tito foi o terceiro de 10 filhos da família Jackson.

Já depois da morte do irmão, chegou a ter uma carreira a solo com o lançamento de dois álbuns, em 2016 e 2021. Também gravou e fez muitos concertos como guitarrista de 'blues' nos últimos 20 anos, com a sua própria editora ou com o B.B. Banda Rei Blues.

Atualmente, Tito atuava com o grupo The Jacksons, que contava ainda com os irmãos Jackie e Marlon. No verão, deram concertos na Escócia, Estados Unidos e Inglaterra.


Com Lusa