Morrissey acusou as grandes editoras britânicas de se recusarem a editar “Bonfire of Teenagers”, álbum que anunciou em 2021, mas ainda não viu a luz do dia. Numa entrevista por e-mail ao jornal “The Telegraph”, revela que o problema reside na canção que dá nome ao disco, sobre o ataque terrorista de 2017 num concerto de Ariana grande em Manchester e diz: “controverso significa inteligente, não é? Ainda estamos na era da cultura idiota, está em todo o lado. Naturalmente, eu sou um dos primeiros a ser amordaçado, visto que toda a minha vida me apoiei na liberdade de expressão”.

Acrescentando que nunca pensaria em remover a referida canção nem dar um outro nome ao disco, Morrissey diz que nunca “abandonaria os miúdos de Manchester” – o ataque terrorista resultou em 22 mortos – e que “os seus espíritos gritam todos os dias por memória e reconhecimento”. “Se me autocensurar, os idiotas ganham. Já não há media de arte em Inglaterra, portanto não posso sentar-me a falar com ninguém sobre isto. O facto é que os artistas ingleses genuínos estão sequestrados por pessoas que se insurgem contra qualquer opinião alternativa”.

“Os maiores monstros são daquela equipa do #BeKind, que te partem a cara se discordares deles. Os esforços loucos para silenciar o álbum são, de certa forma, indicativos do seu poder”, conclui o ex-Smiths. A canção ‘Bonfire of Teenagers’ tem sido apresentada ao vivo por Morrissey desde 2022 e inclui versos sobre uma adolescente “vaporizada” e “as pessoas tontas que cantam ‘Don’t Look Back in Anger’”. No final, o músico canta “go easy on the killer”, algo como “vão com calma com o assassino”.

Segundo as informações disponíveis sobre o álbum, a produção ficou a cargo de Andrew Watt, que tem no currículo discos de Rolling Stones ou Pearl Jam, e colaboram nele Iggy Pop e Chad Smith e Flea dos Red Hot Chili Peppers. Também Miley Cyrus emprestou a sua voz a uma das canções, mas terá pedido para que a sua contribuição não fosse utilizada depois de Morrissey ter terminado o seu contrato de edição com a editora Capitol.