A atuação dos Pearl Jam em Algés, no passado dia 13 de julho, foi o concerto mais aplaudido da edição deste ano do NOS Alive, revela a NOS, naming sponsor do festival, que mediu o entusiasmo da plateia através de uma solução 5G de análise de som, apoiada por inteligência artificial.

Em comunicado, explica-se que esta ferramenta “mediu em tempo real e de forma automatizada as reações sonoras do público, identificando os momentos de maior êxtase das atuações” que tiveram lugar no palco principal do festival de Algés.

Os Pearl Jam, banda cuja canção ‘Alive’ dá nome ao festival e um dos grupos mais acarinhados em Portugal, receberam o maior número de aplausos, seguidos pelo inglês Benjamin Clementine, em segundo, e pelos Smashing Pumpkins, em terceiro.

Convidada para substituir a sul-africana Tyla, que cancelou o seu concerto a poucos dias do festival, Arlo Parks foi a artista que mais conseguiu reunir os fãs a cantar em sintonia com as suas canções, seguida pela cabeça de cartaz Dua Lipa e pelas veteranas Breeders.

A tecnologia mediu também a quantidade de assobios (Dua Lipa em primeiro, Pearl Jam em segundo e Nothing but Thieves em terceiro) e os gritos de entusiasmo, categoria em que os Arcade Fire foram reis.