Trocaram juras de amor há 77 anos na Abadia de Westminster, no centro de Londres, e a cerimónia ficou marcada não só pela sua pomposidade como pelo rigor em todos os pormenores - entre eles o bolo da boda.
Com 2,7 metros de altura, o doce - que marcou a troca de alianças de Isabel II e Philip de Edimburgo - chegou para os cerca de 2000 convidados que marcaram presença na cerimónia daquela que viria a ser a rainha que mais tempo esteve no trono da história de Inglaterra.
"Está esperançosa" - Kate Middleton "concentrou-se mais na religião" após o cancro
Mais de sete décadas depois, este mesmo doce volta a ser tema de conversa e apesar de já não conseguirem vivenciar o momento, certamente que os pais de Carlos III não iriam acreditar no que está a acontecer com uma única porção.
É que de acordo com a BBC, um pedaço do bolo de frutas foi encontrado e vendido em leilão por 2639,63 euros, a um comprador da China, por telefone.
Mas onde esteve a fatia do bolo durante este tempo?
A pequena parcela do doce encontrava-se dentro de uma mala, debaixo de uma cama na Escócia, e foi uma oferta da própria rainha Isabel II - quando ainda era princesa - àquela que foi governanta, entre 1931 e 1969, do Palácio de Holyrood, em Edimburgo, Marion Polson.
Sabe-se que Polson recebeu este pedaço "muito, muito raro" como forma de agradecimento por ter arranjado um "maravilhoso" serviço de sobremesa para o grande dia, pelo menos era o que indicava a carta que acompanhava a fatia, que estava assinada pela própria rainha e datada de novembro de 1947.
"O meu marido e eu estamos profundamente tocados em saber que nos deu um presente de casamento tão maravilhoso. Nós ficámos encantados com o serviço de sobremesas; as flores diferentes e as belas cores serão, eu sei, muito admiradas por todos que as virem", lê-se no documento.
À publicação, o especialista em leilões da casa Reeman Dansie, sediada em Colchester - que comercializou o pedaço do bolo - James Grinter, não conteve o entusiasmo. "É um verdadeiro pequeno achado, uma pequena cápsula do tempo de um glorioso bolo", disse.
Recorde o casamento de Isabel II e o Duque de Edimburgo e veja o bolo: