Estreou esta sexta-feira, 8 de novembro, o novo projeto de Júlia Pinheiro. A apresentadora dos programas da tarde da SIC, lançou o Menos Pausa, um podcast dedicado a entender a menopausa, "sobre estados de alma", que tinha guardado na sua "gaveta".

Parece que o pontapé de saída não podia ter sido melhor. É que Júlia Pinheiro convidou Teresa Guilherme para o primeiro episódio e um dos temas abordados foi o afastamento entre as duas que durou, pelo menos, 15 anos.

"Estou a lembrar-me quando nós nos zangámos, há uns anos atrás... Eu espremi um preconceito horrível, não sei se te lembras. Tinhas dito qualquer coisa sobre mim e eu disse: 'Ah! Isso é porque ela está na menopausa'. E tu ficaste muito ofendida, pelo menos foi o que expressaste na imprensa", recordou Júlia Pinheiro, assumindo que atualmente vê que seguiu um "preconceito que é feíssimo".

Em família e no país vizinho - Júlia Pinheiro mostra imagens do fim de semana


Teresa Guilherme não teve problemas em admitir que realmente ficou "ofendida" com as palavras proferidas pela colega de profissão. "Dito por uma mulher a outra mulher, fica pior porque parece uma acusação, uma falha, uma fragilidade nossa e é uma condição de ser mulher", explicou.

A cara da estação televisão de Paço de Arcos rapidamente concordou e não deixou escapar uma justificação. "Completamente, eu disse isso numa altura em que, de todo, não sabia o que era a menopausa. Disse proferindo uma espécie de construção cultural, que vem dos sítios todos - da nossa vivência, da literatura, do cinema, vem dos sítios todos - que é: uma mulher na menopausa está num momento em que diz coisas...está perturbada (...) Já te pedi desculpa uma vez peço-te outra vez", concluiu.