Nome incontornável da música portuguesa, Marco Pauloconstruiu uma carreira de sucessos e as suas músicas são lembradas geração após geração. Nascido em Mourão, a 21 de janeiro de 1945, Marco Paulo – nome artístico de João Simão da Silva – colocou a sua voz pela primeira vez no palco numas festas em Alenquer. Depois disso, teve aulas de fado e participou em vários festivais da canção.

O ponto de partida para uma carreira de êxito foi há 58 anos, em 1966, quando lançou o seu primeiro disco, um EP com os temas Não Sei, Estive Enamorado, O Mal às Vezes é Um Bem e Vê. Com várias participações no Festival da Canção pelo meio, o artista alcançou grande sucesso em 1978, com o lançamento do single Canção Proibida/Ninguém Ninguém, conquistando também o seu primeiro disco de ouro.

Dois anos depois, Marco Paulo gravou e editou o seu maior êxito da carreira, Eu Tenho Dois Amores. Vendeu cerca de 200 mil cópias, numa altura em que a televisão portuguesa tinha as suas primeiras emissões a cores.

Em 1981, Marco Paulo editou o single Mais e Mais Amor, com o qual conquistou um disco de prata e dois de ouro. Em 1983, editou o singleAnita, seguindo-se êxitos como Morena Morenita, Deixa Ver, Nasci Para Cantar ou Só Falei Para Dizer Que Te Amo.

Na década de 90, os sucessos continuaram e o artista conquistou discos de prata, ouro e platina. De Todo o Coração, Um Amor Em Cada Porto, "Ai Ai Meu Amor, O Amor é Tudo, Tarias e Manias e Maravilhoso Coração foram alguns dos temas com os quais se destacou.

Já nos anos 2000, Marco Paulo lançou o disco 35 Anos da Nossa Música, que incluía os conhecidos temas Nossa Senhora, Te Amo, Te Amo ou Amália A Nossa Voz. Em 2016, completou 50 anos de carreira e celebrou a data com concertos nas salas mais emblemáticas do país, os Coliseus de Lisboa e do Porto. Também nesse ano, foi distinguido com o Globo de Ouro Mérito e Excelência.

Em 2021, o artista ganhou um lugar na antena da SIC, no programa Alô Marco Paulo, ao lado de Ana Marques. Já o seu mais recente álbum, Por Ti, foi lançado em 2022, no mesmo ano em que foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Reprodução Instagram, DR