O pintor brasileiro Wallace Pato recorreu esta quarta-feira, 30 de outubro, às redes sociais para fazer uma denuncia após ter sido surpreendido com uma mensagem racista. O caso polémico aconteceu após o artista ter feito uma reserva num hotel em Amsterdão, nos Países Baixos, e chegou até Luana Piovani. Já lá iremos.
"Esta foi a mensagem que recebi do Hotel Plantage quando fizemos a reserva em Amsterdão, eu e o Gustavo Speridião. Para quem não entendeu a mensagem, está escrito: 'Olá, a sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel'. Holanda eternamente colonialista. Deixem-nos em paz!", escreveu Wallace na legenda da publicação.
Também através das redes sociais, o hotel negou ser o autor da mensagem referindo que "há uma rede criminosa ativa" e que se trata de uma "tentativa de phishing e hackers" para "difamar indivíduos ou empresas". "O destinatário original não era o artista que, posteriormente, partilhou amplamente nas redes sociais. A mensagem foi enviada aleatoriamente a vários contactos no nosso banco de dados, alguns dos quais não são pessoas de cor, inclusive o destinatário original.Independentemente disso, essa mensagem nunca deveria ter sido enviada a ninguém", lê-se.
O hotel acrescenta que tentou entrar em contacto com o artista, mas sem sucesso, após este ter cancelado a sua reserva pela Booking, uma vez que não foi o estabelecimento a fazê-lo. "Apoiamos a consciencialização sobre tópicos como racismo e discriminação, mas é lamentável que, ao abordar uma questão social, a nossa equipa - que também é vítima desta situação - esteja a receber mensagens de ódio (...) Por fim, pedimos desculpa a todos os afetados e aos que foram prejudicados por essas ações, especialmente aos membros da comunidade no Brasil". Leia abaixo o posicionamento na íntegra:
Esta quinta-feira, 31 de outubro, Wallace Pato recorreu novamente à sua conta de Instagram para agradecer as mensagens de apoio e contar a sua versão: "Tentámos resolver tudo de forma tranquila, várias vezes. Temos print de tudo. Mas não quiseram, inclusive não nos devolveram o dinheiro até agora e deixaram-nos sem resposta todo esse tempo. Só responderam após a publicação, mesmo assim sem tocar no assunto reembolso. A mensagem recebida está dentro da aplicação da empresa Booking", contou, destacando "a falta de resposta, auxílio e desdém da empresa Booking e do Hotel Plantage".
Ao G1, a Booking afirmou que"não tolera nenhum tipo de discriminação" e que está "a investigar o caso em questão junto ao hotel para garantir que todas as providências sejam tomadas". Nas redes sociais, Luana Piovani partilhou uma publicação a dar conta do caso e identificou a Booking escrevendo "shame on you", algo como "deviam ter vergonha", em português.