Emanuel é um dos maiores cantores de música popular portuguesa. Foi devido ao seu êxito dos anos 90 ‘Pimba Pimba’, que o género musical acabou por se batizar como “pimba”.
Mas a verdade é que, antes do seu sucesso enquanto artista, o cantor era professor.
“A minha profissão começou há exatamente 46 anos, quando iniciei a carreira como professor de guitarra clássica. Quando vim para esta profissão como professor, julgava que esse era o meu caminho. Imaginava que, eventualmente, poderia tornar-me compositor, orquestrador, maestro, mas nunca intérprete”, contou à imprensa nacional.
O músico confessou mesmo que a voz nunca fez parte do plano: “O meu lado de cantor veio circunstancialmente e ainda bem que aconteceu. Na verdade, o cantor Emanuel veio acabar por usufruir de toda uma experiência técnica e prática que já vinha de alguns anos, fruto de um trabalho de muito tempo”.
Devido ao crescimento da sua popularidade, o seu “lado de professor ficou de parte”: “Não era possível conciliar tudo. Quando comecei a ter sucesso como orquestrador, compositor e produtor, tive de abandonar o ensino”, disse.