Na manhã desta segunda-feira, dia 9 de setembro, durante a emissão do Dois às 10, Cláudio Ramos esteve a comentar a última gala do Dilema e rasgou os comentadores do Dilema, Ricardo Martins Pereira e Susana Dias Ramos.

Leia ainda: Cláudio Ramos rasga comentadores do Dilema: “Não acho justo”

“A função do comentador não é ser empático”

Horas depois, Ricardo Martins Pereira reagiu às palavras do apresentador na sua página do Instagram. “Há aqui o equívoco do Cláudio Ramos. Eu acho que o Cláudio Ramos é contra a existência deste formato“, começou por dizer o comentador.

“Ou seja, o Cláudio Ramos não acha que se deva sentar um concorrente que acabou de ser expulso em frente a dois comentadores que fazem uma análise do jogo. Portanto, o Claudio Ramos devia falar com a direção da TVI para que não faça isto, para que não coloque um concorrente expulso em frente a dois comentadores. É a única hipótese. Porque, obviamente, o Cláudio Ramos não pode, nem o Cláudio, nem ninguém, moldar aquela que é a opinião dos comentadores em relação ao jogo de uma pessoa. Estamos a falar do jogo de uma pessoa”, continuou.

Ricardo Martins Pereira prolongou-se e disse que considera que não é função do comentador ser empático. “A função do comentador não é ser empático. Tem que ser, obviamente, e é a minha postura, pelo menos, é ser justo, é ser educado, é ser cordial, é ser frontal, direto, dizer o que se tem que dizer de forma educada. Parece-me que foi isso que eu fiz sempre ao longo de todas as galas”, acrescentou.

“Agora, se os concorrentes, sabendo isto, vão sair de um formato e vão correr o risco de ser criticados por dois comentadores assim que saem, têm um bom remédio, que é não participam neste formato. Não podemos, obviamente, limitar a liberdade de opinião dos comentadores”, finalizou.

“Acho perigoso”

Ainda na legenda, Ricardo Martins Pereira acrescentou que não concorda com as palavras do apresentador da TVI. “Acha que eu e a Susana Dias Ramos ‘agredimos’ a Daniela na última gala. Não concordo. Não me revejo. E acho perigoso o caminho de se querer formatar quem opina, para que todos tenhamos de caber na caixinha que alguém entende que é a correta. Sou e serei sempre pela liberdade de opinião, seja de quem for, e lutarei sempre pelo direito de qualquer pessoa em dizer aquilo que pensa mesmo que esteja nos antípodas da minha opinião. O Cláudio, como comentador profissional há décadas, e como homem livre e frontal que sempre foi (e que tanto admiro) tem de concordar com isso“, escreveu ainda.

Veja também: Daniela Santos em lágrimas após ser arrasada por comentadores: “Cópia barata”

Texto: Rita Velha Fotos: Redes sociais