Há um ano, o ator Rui Santos esteve numa luta silenciosa contra um cancro. O ator só deu conta desse diagnóstico este ano, numa altura em que a situação já estava mais controlada.
Na tarde desta terça-feira, 8 de outubro, o ator esteve à conversa com Júlia Pinheiro, no programa das tardes da SIC, onde deu mais detalhes sobre este difícil período.
O ator, que viveu toda esta situação sem que a família soubesse, recordou um episódio quando a mãe quase descobria a situação, que o filho continuava a ocultar.
"Curiosamente, o meu pai teve um cancro no esôfago há cinco anos, e a minha mãe esteve no IPO aquando da quase última consulta do meu pai. Aquela em que se diz que está tudo bem, passaram cinco anos e que se confirmam que os exames estão bem. E aí, houve alguém que disse à minha mãe: 'Esteve cá um ator que fazia aquela série do Inspetor Max'", relembrou.
"Mas não sei porquê, e por sorte, a conversa ficou por ali, a minha mãe terá entrado na consulta, ou a senhora foi embora por alguma razão. (...) A minha mãe ligou-me e perguntou-me: 'O Rui, aconteceu alguma coisa ao Fernando Luís?' [colega de trama na série em questão]".
Rui Santos escondeu diagnóstico: “Só a semana passada tive coragem de te dizer”
"Aqui, tive muita sorte que a minha mãe não soubesse", continuou. "Mas depois, com o passar do tempo, decidi que iria contar, já tinha pessoas que me perguntavam e que me diziam que me viam no IPO (...)".
"Eles não ficaram chateados quando lhes disse, eles perceberam que, ainda assim, estava tudo bem. (...) E quis depois tornar público o diagnóstico. Mais tarde ou mais cedo iria saber-se, e eu não queria mal-entendidos".