O Governo português decidiu decretar, nesta sexta-feira, 20 de setembro, um dia de luto nacional como manifestação de pesar e solidariedade por parte do povo português para com as vítimas dos incêndios que deflagraram no país, sobretudo na zona norte e centro.

Consequentemente, são vários os rostos famosos que estão a recorrer às suas redes sociais para reforçar este gesto simbólico. Entre eles está Sofia Ribeiro que, apesar de congratular esta manifestação do Governo português, decidiu deixar uma crítica e exigir condições para quem tem vindo a lutar no terreno.

"Obrigada", começou por escrever, deixando uma questão logo de seguida. "Para que serve mesmo o luto nacional? Uma homenagem? Sei. Mais que merecida e devida, facto", continuou. Mas não se ficou por aí e problematizou a sua opinião.

Após momento de aflição, Maria Cerqueira Gomes afirma: "Vivi algo que só tinha visto na televisão e em filmes"

"E para quando o pagamento de subsídios razoáveis, já nem digo justos?! Esta homenagem vem para os nossos bombeiros e voluntários, acompanhada do estatuto de profissional de risco e de desgaste rápido, bem como de um ordenado digno?", questionou ainda.

Na sua intervenção, feita na sua conta de Instagram, a atriz reforçou ainda que acontecerá, já no dia 2 de outubro, uma manifestação dos Bombeiros Sapadores. "Bombeiros, sapadores, voluntários e população unidos na luta pelo respeito e direitos dos nossos bombeiros", salientou.

Sofia Ribeiro explicou também que, embora não saiba o horário em concreto, acontecerá uma vigília na Assembleia da República em Lisboa e na Câmara Municipal do Porto. "7,03€ por mês de subsídio de risco é miserável", condenou, a atriz, por fim.

Veja a publicação abaixo: