O mundo artístico está de luto. Vladimir Shklyarov morreu no passado sábado, 16 de novembro, aos 39 anos. A estrela de ballet russo perdeu a vida após ter caído de um quinto andar.
De acordo com o The Guardian, que cita Anna Kasatkina, porta-voz do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, Vladimir estava a tomar medicação para dores nas costas e tinha uma cirurgia agendada para esta segunda-feira, dia 18.
Embora tenha sido iniciada uma investigação para apurar o que aconteceu, "a causa preliminar" da morte foi classificada pelas autoridades federais russas como acidente.
Em 2003, Vladimir Shklyarov - que tinha mais de 52 mil seguidores no Instagram - começou a dançar no Teatro Mariinsky e tornou-se primeiro bailarino - a posição mais elevada numa companhia de ballet - em 2011. Ao longo da sua carreira de 20 anos, o bailarino atuou em grandes salas a nível global e protagonizou obras como 'O Lago dos Cisnes', 'Romeu e Julieta', 'A Bela Adormecida', 'Dom Quixote' e 'Alice no País das Maravilhas'.
Nas redes sociais, o Teatro Mariinsky prestou uma sentida homenagem a Vladimir descrevendo-o como "o favorito do público" e referindo que se trata de uma "enorme perda".
Era casado com a sua colega de profissão, Maria Shirinkina, com quem tinha dois filhos. Outra bailarina russa, Irina Baranovskaya, classificou, no Telegram, a morte de Vladimircomo “um acidente estúpido e insuportável” e revelou que o bailarino “saiu para a varanda para apanhar ar e fumar” e “perdeu o equilíbrio” na “varanda muito estreita”.