A Piaggio apresentou oficialmente esta sexta-feira o novo MP3 310 – uma scooter triciclo com duas rodas à frente e uma atrás, que estreia um novo motor, renovando-se em design, agilidade e peso.
O motor é uma das grandes novidades. Com 310 centímetros cúbicos de cilindrada, este monocilíndrico é o mais recente da linha High Performance Engine (HPE), cumpridor das normas Euro 5+. Debita mais potência (26,4 cv às 7.500 rotações por minuto) e mais binário (27,3 Nm às 6.000 rpm). Está associado a uma caixa automática CVT.
É possível atingir os 129 km/h, uma velocidade máxima que aumenta em 9 km/h face ao modelo anterior – em parte graças à aerodinâmica da MP3 310. O quadro é de berço duplo em aço tubular, encontrando-se um mecanismo de bloqueio nas suspensões dianteiras, modificando o equilíbrio de dinâmico para estático.
A suspensão frontal é do tipo quadri-lateral articulada, enquanto atrás se encontram dois amortecedores. Os travões são constituídos por dois discos à frente e um disco atrás, e há sistema ABS de três vias com travagem com pedal integrada. As jantes frontais maiores, de 13 polegadas, acrescentam à segurança e à suavidade de condução. A scooter triciclo conta ainda com a estreia do controlo de tração regulador de derrapagem em aceleração (ASR) em estreia numa scooter da Piaggio.
A versão MP 310 está disponível em duas cores brilhantes: branco Bianco Luna e o novo cinzento Grigio Grafite. Já a variante Sport, de modo a sublinhar esse caráter desportivo, tem o mate metálico preto Nero Meteora com cinzento brilhante Grigio Mercurio e azul matte Blu Zaffiro. Há ainda alguns pormenores em azul, incluindo a costura do assento.
A bordo, o condutor usufrui do sistema de conectividade Piaggio MIA com ligação ao smartphone, mas só é de série na versão 310 Sport. Compatível com dispositivos iOS e Android, permite gerir chamadas e mensagens que aparecem no painel de instrumentos ou até ligar a auscultadores. Um exemplo é o capacete especial Jet oferecido como acessório, com auscultadores integrados e intercomunicador Bluetooth.
Mas não só chamadas e música a plataforma Piaggio MIA permite aceder. É possível usar a app dedicada para obter muitas informações acerca da rota e do estado operacional da viatura, além de poder indicar as rotações do motor, potência e binário instantâneos, consumo de combustível atual e médio, e até avaliar o estilo de condução, entre outras.
O ecrã LCD de cinco polegadas no painel de instrumentos é como às duas MP3 310. O assento tem dois lugares separados para o condutor e para o passageiro, garantindo apoio lombar. Abaixo encontra-se um espaçoso compartimento de carga. A iluminação é totalmente em LED.
- MOTOR monocilíndrico Piaggio HPE 4, quatro tempos
- CILINDRADA 310 cc
- POTÊNCIA 26,4 cv (11 kw) @7.500 rpm
- BINÁRIO 27,3 Nm @6.000 rpm
- CAIXA Automática CVT
- QUADRO duplo berço em aço tubular
- DEPÓSITO 11 litros
- SUSPENSÃO DIANTEIRA Articulada quadri-lateral, batimento axial nominal de 95 mm
- SUSPENSÃO TRASEIRA duplo amortecedor hidráulico com mola pré-ajustada em 1 de 4 posições; batimento axial nominal de 122 mm
- TRAVÃO DIANTEIRO dois discos de 258 mm
- TRAVÃO TRASEIRO disco de 240 mm
- PNEU DIANTEIRO Tubeless 110/70-13
- PNEU TRASEIRO Tubeless 140/60-14
- DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.455 mm
- ALTURA DO ASSENTO 790 mm
- PESO Não anunciado