Terminou na semana passada na Namíbia o BMW Motorrad International GS Trophy 2024, que foi concluído mais cedo do que se imaginava quando os participantes chegaram a Midgard a 19 de setembro.

Ao longo de seis dias, os condutores enfrentaram centenas e centenas de quilómetros em territórios distantes e vários tipos de terreno – vivendo uma aventura off-road única. No último dia, o percurso realizou-se entre as margens do Okavango Delta e Lodge, com cerca de 50 km.

A vitória foi da Team Alemanha na categoria masculina com 283 pontos composta por Christopher Michi, Jan Stahl e Niko Wecker, na frente da Team África do Sul (223 pontos), sendo o pódio completado pela Team Brasil (217 pontos).

Na categoria feminina, a Team Internacional alcançou o troféu com 278 pontos graças a Anna Cárdova e Małgorzata Jakubiak, batendo a Team Japão por cinco pontos, ao passo que a Team França garantiu o lugar mais baixo do pódio com 267 pontos.

Os condutores participaram com as BMW R 1300 GS, num evento que apesar de atribuir um troféu não tem o cariz competitivo como aspeto mais importante – a camaradagem e a descoberta nesta aventura são os grandes atrativos do BMW Motorrad International GS Trophy.

BMW R 1300 GS

Na sua versão atual, a BMW R 1300 GS tem um motor boxer bicilíndrico a quatro tempos, com 1.300 centímetros cúbicos de cilindrada, potência máxima de 145 cv às 7.750 rotações por minuto e binário de 149 Nm às 6.500 rpm. Está associado a uma caixa de seis velocidades com mudança de garra.

O quadro é bipartido, com quadro principal e quadro posterior aparafusado. A suspensão dianteira é BMW Motorrad EVO-Telelever, com amortecedor DSA central, havendo atrás um BMW Motorrad EVO-Paralever e braço oscilante em alumínio.

A roda frontal tem dois discos de travão semiflutuantes e pinça radial de quatro êmbolos, ao passo que atrás há um disco e pinça flutuante de dois êmbolos. Há sistema BMW Motorrad ABS Pro.

As jantes são de raios cruzados, medindo 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás. De série, a BMW R 1300 GS vem com um ecrã TFT com BMW Motorrad Connectivity, controlo de tração dinâmico (DTC), quatro modos de condução (Eco, Rain, Road e Enduro), controlo de velocidade de cruzeiro dinâmico (DDC), controlo dinâmico de travagem (DBC), controlo de arranque em subidas (HSC), controlo de pressão dos pneus (TPC), entre outro equipamento de segurança e conforto no qual também se incluem punhos aquecidos e proteções para as mãos com piscas integrados.