O cansaço após as férias é uma queixa muito comum. Para a psicóloga clínica Virgínia Rodrigues da Costa, o problema muitas vezes está nos erros cometidos não só durante os dias de descanso, como no retorno apressado às responsabilidades, explicou à SIC Notícias. Mas assim sendo, o que deve fazer para não se sentir esgotado?

Dica n.º 1 - dar tempo

Regressar ao trabalho imediatamente após uma viagem que fez nas férias é 'meio caminho andado' para sentir que está a precisar de marcar no calendário mais uns dias de descanso.

"É essencial dar tempo para desfazer malas, fazer máquinas de roupa, ir ao supermercado e ter a casa e a família preparadas para voltar a entrar nas rotinas do dia a dia", referiu a psicóloga.

Dica n.º 2 - adotar (bons) comportamentos

Manter hábitos saudáveis, como não deitar muito tarde, dormir cerca de oito horas (no caso dos adultos), adotar uma alimentação equilibrada e cultivar hobbies são algumas das práticas que podem ajudar a manter a energia e a serenidade no dia a dia.

Segundo a especialista, o regresso das férias pode ser aproveitado para começar um novo ciclo, com "comportamentos mais adequados, como uma boa alimentação, ou um hobby saudável".

Dica n.º 3 - não se obrigue a voltar a 100%

Quem volta das férias quer sentir-se renovado, mas "em tudo é necessário um período de adaptação e, portanto, há que voltar às regras e às rotinas do dia a dia de forma gradual".

"Não é preciso voltar logo a 100%. Por exemplo, se a urgência maior é o trabalho , c omeçamos o trabalho, mas não começamos logo os hobbies. Depois pode-se introduzir o hobby uma vez por semana e depois duas vezes por semana ", exemplificou Virgínia Rodrigues da Costa.

Amr Bo Shanab

Mas, então, o que está a fazer de errado?

Para a psicóloga, os dois maiores erros que levam a um regresso já cansado passam por despender demasiada energia durante as férias (noites mal dormidas, alimentação pouco saudável durante vários dias, um consumo exagerado do álcool) e não dar o tempo de adaptação necessário, começando não só a trabalhar a full-time como acumular as tais tarefas do quotidiano.

"Quem tem crianças e tem de fazer as compras e organização dos materiais escolares acaba por ficar [ainda mais] sobrecarregado, até porque a pessoa não só não está a 100% como tem que estar a 200%. E, portanto, há um desgaste muito, muito grande de energia", frisou a psicóloga.

E se o cansaço pós-férias persistir por um período mais longo?

Se o cansaço após as férias se prolongar e não conseguir reencontrar um equilíbrio, ou até mesmo se entrar numa sensação de mal-estar ou de doença, a especialista recomenda a não hesitar em procurar apoio de um profissional de saúde, seja o médico de família, ou um psicólogo.