A Triumph desvendou oficialmente esta quinta-feira a nova TF 450-RC Edition, que estará disponível nos centros de motocross e de enduro da marca a partir de fevereiro de 2025.

Com a colaboração de Ricky Carmichael no seu desenvolvimento, a moto celebra o envolvimento do piloto no programa de motocross da Triumph, com especificação e gráficos escolhidos pelo piloto.

O motor monocilíndrico SOHC de 450 centímetros cúbicos está associado a uma caixa de cinco velocidades com quickshifter. Há um silenciador único no sistema de escape Akrapovic.

O quadro é em alumínio em design de coluna e duplo berço foi concebido para ser leve e ágil, encontrando-se uma forquilha de mola helicoidal KYB à frente ajustável em compressão e extensão. Atrás, há um amortecedor KYB ajustável em compressão e extensão.

O sistema de travagem tem discos Galfer e pinças Brembo: disco e pinça de dois êmbolos à frente; disco e pinça de um êmbolo na roda traseira. O depósito tem capacidade para sete litros de combustível, e o peso a cheio é de 108,6 kg.

Os aros D.I.D. DirtStart garantem estabilidade e resistência ao impacto, tão importantes para o uso em motocross, e as jantes calçam pneus Dunlop Geomax MX34.

Rodas, pneus e a tecnologia de bloqueio progressivo em curva (PCBT), tal como a tecnologia de evacuação de lama, funcionam em conjunto para garantir maneabilidade, estabilidade e controlo.

Um mapa de injeção único configurado por Carmichael, suportes superiores, dispositivo de holeshot do XTrig ou a tampa de embraiagem Triumph Racing Hinson são outros destaques da nova TF 450-RC Edition.

Ao nível estético, destaca-se a decoração inspirada por Carmichael, com placas de número, autocolantes de braço oscilante, e não só. A moto ostenta o dorsal #4 do piloto, o emblema The GOAT, os logótipos dos principais patrocinadores e ainda um esquema cromático que conjuga o amarelo Performance Yellow com detalhes em preto e branco.