Não é preciso ser-se um grande construtor de motos para conseguir pequenos feitos de engenharia, e a prova é a Hackel-Wright, de Al Hackel, que tem um impressionante motor radial monocilíndrico de 1.700 centímetros cúbicos.

Tudo começou quando Al Hackel estava a explorar o eBay e encontrou um cilindro de um motor radial Wright antigo. De acordo com o site BikeBound, este tipo de motores tinha sido usado por aviões, helicópteros e blindados dos Estados Unidos da América entre 1929 e a década de 1950.

O trabalho teve de ser muito, começando por um alojamento personalizado, biela e uma cambota de cinco peças, tal como a árvore de cames ou o sistema de lubrificação. No final, o motor ficou com cerca de 1.700 centímetros cúbicos de cilindrada, sendo associado a uma transmissão de uma Harley-Davidson de 1947.

Estilisticamente, a moto é uma chopper bem no espírito americano, com uma forquilha trapezoidal longa baseada na Vincent Girdraulic. Na roda traseira foi incluído um tambor de travões de um Toyota Matrix (uma versão mais pequena do Corolla para o Canadá). A roda traseira não aparenta ter qualquer travão.

Esta é uma moto única, com um estilo clássico e linhas que remetem para as chopper americanas, impulsionada por um motor inusitado que domina o visual (até porque não há carenagens). Uma peça para ver e rever muitas vezes.