O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da ONU, está a pedir aos países do mundo para darem mais atenção e apoio aos pequenos agricultores, importantes para a biodiversidade e sustentabilidade.
Com um investimento total previsto de 360 milhões de euros o objetivo passa por reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o seu alinhamento com os objetivos governamentais nas áreas da proteção ambiental e climática.
O operador pretende ainda alcançar a totalidade dos clientes em Portugal continental, sendo que a expectativa é de que este objetivo seja alcançada até o final do ano.
O presidente da Câmara de Portimão estimou ontem que os trabalhos de remoção das “várias toneladas de algas” que desde há duas semanas se acumularam na praia da Rocha possam estar concluídos no início da próxima semana.
Marca "destaca-se como oradora em painel e promove ação que conecta os participantes às consequências positivas das suas escolhas e à importância de um futuro sustentável".
A região Norte quer criar um Observatório de Carbono com vista a atingir a neutralidade carbónica em 2050, segundo o Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT), ontem colocado em consulta pública.
Portugal e Espanha assinaram hoje na 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, onze instrumentos de cooperação, entre acordos, memorandos de entendimentos e declarações de intenções em áreas como a água, ambiente ou cultura.
O Governo dos Açores vai investir 33 milhões de euros em 2025 na ação climática, um reforço de 3,8% em termos comparativos com 2024, anunciou ontem o secretário regional do Ambiente e Ação Climática.
O presidente da Câmara de Nelas disse ontem que já tem financiamento para avançar com o projeto de reutilização de águas residuais tratadas para a indústria e, futuramente, para a agricultura, num investimento de 3,3 milhões de euros (ME).
A partir de 2026, a entidade reguladora vai recuperar os poderes para fixar os preços da água dos sistemas em alta nas regiões Centro Litoral, Vale do Tejo, Norte e Grande Porto e Algarve.
O presidente da Associação de Beneficiários de Macedo de Cavaleiros revelou hoje estar expectante quanto à gestão da água no futuro e alertou que Trás-os-Montes precisa de mais investimento para reter este recurso.
Duas comissões do parlamento cabo-verdiano vão hoje debater na especialidade a proposta de lei que cria o Fundo Climático e Ambiental do país, que nasce com o apoio de Portugal.
O Fundo Ambiental recebeu autorização do Governo para durante uma década remunerar todos os anos em 14 milhões de euros a Transgás por causa do leilão de biometano e hidrogénio verde.
Nova unidade industrial tem capacidade para produzir 100 milhões de embalagens de papel por ano e divididas em três linhas de produtos, como pratos, recipientes para take-away ou cuvetes para carne.
A associação ambientalista Zero sugeriu ontem a celebração de um acordo entre Portugal e Espanha que contemple todos os rios partilhados, e pediu o relançamento das ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid.
A ministra da Administração Interna remeteu ontem uma reflexão sobre o dispositivo do combate aos incêndios para depois do relatório global que está a ser feito aos fogos de setembro pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Repsol reforça em 15 milhões o investimento previsto para Sines. Fundos vão para eletrolisador que já consta do projeto para fábricas de polímeros da petrolífera espanhola.
O primeiro-ministro apelou ontem em Albufeira à responsabilidade e a uma gestão racional do consumo de água, durante a assinatura do contrato de construção da futura dessalinizadora do Algarve, que deverá estar construída até finais de 2026.
Durante a cimeira vão ser assinados acordos no âmbito da Convenção de Albufeira, que prevê a proteção das águas das bacias hidrográficas partilhadas entre os dois países, assim como promove a utilização sustentável e coordenada das águas.
Nas agendas como as da Navigator ou da Bondalti, "os equipamentos já existem, mas carecem de licenciamento da APA ou do ICNF", revelou Pedro Dominguinhos.
Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, destacou o acesso à água potável como um dos pontos mais críticos nos próximos 25 anos e deixou o alerta para que países economicamente mais avançados equilibrem a balança com mais conhecimento, consc
A Câmara do Porto vai permitir o abate de sete das 48 árvores tuteladas pela Infraestruturas de Portugal (IP) na zona da Prelada por apresentarem "problemas biomecânicos" que podem comprometer pessoas e bens, foi hoje revelado.
O projeto-piloto AutoPV pretende reduzir em metade o tempo de montagem de parques solares. Depois do teste em Espanha, o objetivo é alargar a tecnologia a outras fronteiras.
O aparecimento de peixes mortos no rio Douro, junto à ETAR de Gramido, em Gondomar, poderá estar relacionado com as cinzas de incêndios que as chuvas fortes arrastaram para a água, informou ontem a Polícia Marítima do Porto.