Um estudo internacional concluiu que os tubarões-baleia e os navios têm mais probabilidades de colidir até ao final do século devido às alterações climáticas.
Cerca de 97% das pessoas que participaram num “inquérito informal” lançado pela autarquia rejeitaram o regresso ao uso do glifosato para remoção de ervas nos espaços públicos em Coimbra.
O Movimento da Terra de Miranda apelou ontem à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para não se deixar “infiltrar ou capturar” pela EDP e outras concessionárias no IMI das Barragens.
A Fidelidade lançou o ICCC - Impact Center for Climate Change, um Centro de Conhecimento dedicado ao estudo aprofundado das alterações climáticas e que pretende mitigar riscos e propor adaptações eficazes para a proteção do planeta, pessoas e recursos.
Secas intensas e inundações extremas que se multiplicam em todo o mundo são um “prenúncio” do que está para vir, uma vez que as alterações climáticas tornaram o ciclo da água mais irregular, alertou ontem a ONU.
Laurent Ballesta é um biólogo marinho e fotógrafo da Natureza de renome mundial. Em entrevista à Green Savers fala sobre esta sua paixão pelos oceanos e pela vida marinha.
O montado de sobro, símbolo da paisagem alentejana, encontra-se em declínio devido às alterações climáticas e às más práticas agrícolas. O projeto “Histórias à Sombra do Montado”, a unir as artes visuais à preservação ambiental através da banda desenhada, lançou o segundo volume de contos.
Cientistas da CSIRO, a agência nacional de ciência da Austrália, sequenciaram pela primeira vez o genoma completo do raro e esquivo peixe-mão manchado (Brachionichthys hirsutus) - um peixe marinho em perigo de extinção, endémico da Tasmânia.
O Município da Lousã é um dos casos de sucesso de desenvolvimento sustentável e empreendedorismo rural, que vem mencionado no relatório de 2024 sobre o estado das regiões e dos municípios europeus, ontem apresentado em Bruxelas.
Criar estratégias e exigências para a ação climática são objetivos que juntam jovens de uma centena de países a partir desta terça-feira em Arusha, na Tanzânia, no terceiro “Acampamento Global de Justiça Climática”.
Para já ainda não é possível concorrer, mas para o fazer não basta simplesmente plantar umas árvores – e não podem ser umas quaisquer. É fundamental garantir o acompanhamento do projeto.
"O hidrogénio que vamos gerar será essencial tanto para o mercado industrial quanto para a mobilidade sustentável", afirma o responsável pela Voltalia em Portugal, João Amaral.
A falsa partida redundará, a breve trecho, numa derrota. Mas perder uma batalha não é perder a guerra, e outras acções virão — mais robustas, espera-se
O Governo anunciou ontem a operacionalização do Mercado Voluntário do Carbono, com a publicação de portarias necessárias à regulamentação, o lançamento de um portal informativo e a abertura de um aviso para interessados.
Subsecretário de Estado para Assuntos Económicos, Energia e Meio Ambiente de Biden acusa China de 'inundar' o mercado. Promete ajudar empresas portuguesas com financiamento, clientes e fornecedores.
“Os resultados de 2024 refletem o sucesso do nosso compromisso com um turismo equilibrado e uma mobilidade sustentável que respeita o meio ambiente e a segurança dos visitantes”, refere a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, citada no comunicado.
Três conferências internacionais sobre o clima, biodiversidade e desertificação, e a última sessão de negociação para um novo tratado sobre o plástico são os próximos passos deste ano intenso para a diplomacia ambiental.
O incêndio que afetou o concelho de Albergaria-a-Velha em setembro causou um prejuízo de 30 milhões de euros, sem contabilizar o valor económico da área florestal ardida, segundo o levantamento feito por aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Mais de 45 hectares de vinhas da Região Demarcada do Dão arderam nos incêndios de setembro, numa altura em que maioria delas ainda estava por vindimar.
A consultora Capital Economics considerou ontem que a seca no Brasil pode motivar uma subida da inflação se a produção agrícola for afetada e uma degradação da dinâmica da dívida pública se o Governo intervier.
O estudante da Greve Climática Estudantil que atirou tinta contra o atual primeiro-ministro para exigir um "plano para o fim ao fóssil até 2030" vai ser julgado na quarta-feira, após queixa-crime de Luís Montenegro, informou o movimento.