“Diabetes e a Mulher” é o mote da 10.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus(NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Mónica Reis, coordenadora do núcleo, refere que se trata de um tema ainda pouco abordado. A necessidade formativa é grande, até porque a mulher tem dif
A comissão parlamentar de Saúde aprovou hoje as audições do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da ministra Ana Paula Martins para esclarecer a demissão de Fernando Araújo anunciada na última semana.
Mariusz Panczyk, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Médica de Varsóvia, critica alguns aspetos referentes ao sistema Nutri-Score, como por exemplo, não ter em conta o grau de processamento dos alimentos.
Um estudo hoje divulgado sugere diferenças substanciais entre homens e mulheres no que toca à saúde, com os homens a serem afetados por doenças que conduzem mais à morte prematura.
Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, a enfermeira Catarina Pazes fala desta área tão importante e necessária para o bem-estar dos doentes e das famílias, mas cuja sua necessidade não é devidamente entendida, o que dificulta a referenciação e o acesso. No seu entender é preciso
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) garantiu hoje, Dia do Trabalhador, que continuará a defender os médicos “com força e de modo combativo” e sem ceder a pressões.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) demissionária decidiu manter, na globalidade, até 31 de maio, o esquema de funcionamento dos Serviços de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia que vigorou até ao primeiro trimestre do ano.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integram um projeto financiado em mais de 5,7 milhões de euros que pretende promover a saúde mental e física no local de trabalho, foi hoje anunciado.
O Politécnico de Coimbra (IPC) viu aprovada uma candidatura ao Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior que vai permitir implementar um projeto com o objetivo de promover uma boa saúde mental e bem-estar geral dos estudantes.
A Assembleia Municipal da Lourinhã aprovou, por unanimidade, na terça-feira à noite uma moção em que pede ao Governo que mantenha as decisões do anterior e dê continuidade ao processo de construção do novo hospital do Oeste.
A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, comparticipação de fraldas e consultas de psicologia entra hoje em vigor, com o número de fraldas a estar limitado a 120 unidades por mês.
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje uma moção do CDS-PP para melhorar a prevenção ao desaparecimento de pessoas com demência em instalações de cuidados de saúde, propondo um regime sancionatório em caso de incumprimento do direito de acompanhamento.
Portugal necessita de mais 1.636 a 3.273 médicos do trabalho, estima a Direção-Geral da Saúde (DGS), que alerta que o número de clínicos que exercem é "insuficiente para assegurar a vigilância da saúde da população empregada".
As novas tabelas da ADSE de transportes do regime livre, área em que foram encontrados indícios de fraude, e de próteses intraoperatórias no convencionado entram em vigor em 01 de junho, sendo que a última não acarreta custos adicionais.
Com o intuito de esclarecer sobre os sintomas, sinais de alerta, gestão da doença e quais os tratamentos da insuficiência cardíaca, no dia 2 de maio, às 21 horas, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) vai realizar uma sessão online sob o tema “Insuficiência Cardíaca: d
A Agência Europeia de Medicamentos recomendou hoje a atualização das vacinas contra a covid-19 para a campanha de vacinação de 2024/2025, para proteger contra a nova variante do vírus SARS-CoV-2, a JN.1.
Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos "são capazes de transformar
Pedro Marinho Lopes, médico radiologista de intervenção na CUF, destaca como grande vantagem da embolização musculoesquelética a melhoria da qualidade de vida dos doentes, permitindo-lhes retomar rapidamente as suas atividades diárias com maior conforto e bem-estar.
“Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2”. Estas são conclusões retiradas do projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”.
Mais de 70% dos portugueses nunca ouviram falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), apesar de ser a terceira causa de morte a nível mundial e a quinta em Portugal.