Artigo de opinião de Andreia Gomes, diretora técnica e de investigação e desenvolvimento e inovação da BebéVida, relativo ao autismo, aos seus sinais, diagnóstico e tratamento.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou hoje inaceitável que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte altere as regras de um concurso aberto em 2021 e vai queixar-se à ministra da Saúde.
Ana Paula Martins mantém, por enquanto, Fernando Araújo na liderança do SNS. Tudo depende da sua disponibilidade em rever o modelo que ele próprio inventou e executar um novo. Para já, ninguém dá o primeiro passo.
Isabel Marques sofre de lúpus sistémico disseminado no sistema nervoso central. Neste texto, fala da depressão e solidão que se associam à doença e de como as ultrapassar.
O Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, realizou um estudo que mostra o impacto dos produtos farmacêuticos na qualidade de vida dos consumidores. Os resultados evidenciam que 92% dos interpelados afirmam ter confiança ou muita confiança no
Artigo de opinião de Joaquim Ferreira, Neurologista e Diretor Clínico do CNS – Campus Neurológico, e Raquel Bouça-Machado, coordenadora científica, também no CNS, sobre a importância da prática de exercício físico durante todos os estadios da doença de Parkinson.
O Hospital de São João, no Porto, aumentou em cerca de 30% a capacidade da urgência de Ginecologia e Obstetrícia, o que se traduz no aumento de duas salas de partos e mais reanimadores de recém-nascidos, foi hoje revelado.
Cinco organizações sindicais de enfermagem afirmaram hoje que os enfermeiros devem ser uma prioridade governamental, exigindo negociações pela valorização da carreira daqueles profissionais de saúde, que se sentem esquecidos pelos "sucessivos governos".
A LisbonPH, associação sem fins lucrativos fundada por estudantes empreendedores, organiza esta sexta-feira um evento comemorativo do seu décimo aniversário. Através do desenvolvimento de projetos focados no Profissional de Saúde, a associação tem trabalhado para ser o "paradigma da mudança no setor
Prestes a sairmos de uma pandemia, momento em que os cuidados de saúde foram adiados ou relegados para segundo plano, é importe alertar para a prevenção do cancro da próstata, o mais frequente no homem no nosso país. O seu diagnóstico precoce pode ser decisivo para ultrapassar a doença. Neste contex
“Cuidar da Sexualidade ao Longo da Vida” é a obra coordenada por Dora Carteiro e Hélder Lourenço que vem responder ao facto de ambos acreditarem que a área da sexualidade não é devidamente abordada nas suas várias vertentes de modo a chegar aos profissionais de saúde e, por sua vez, aos utentes e po
Jean-Pierre Michel dedica-se à Geriatria há mais de 40 anos, em França. Vai ser um dos oradores da 2.ª Reunião da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados, que decorre amanhã, online. O médico geriatra defende a presença obrigatória deste especialista em todas as ERPI.
Foi decidida ainda a “instauração de processo disciplinar ao profissional identificado com vista ao despedimento, dando conhecimento da abertura deste procedimento à Ordem dos Enfermeiros”
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) vai promover mais uma edição do RITMO, um evento multissensorial organizado por profissionais de saúde que apela aos estilos de vida saudável, alimentação, atividade física, bem-estar físico e psicológico. O encontro está marcado para 12 de abril n
Artigo de Carla Cardoso, diretora de investigação e desenvolvimento da Crioestaminal, sobre o caso de duas crianças portuguesas com autismo cujos sintomas foram aliviados após infusão de sangue do cordão umbilical.
Um estudo realizado por especialistas japoneses descobriu que quando alguém sente muito ódio, em vez de descontar nos colegas ou gritar no travesseiro, é mais eficaz acalmar-se se escrever os sentimentos e depois rasgar o papel.
Albino Oliveira-Maia, médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, é também o presidente do conselho científico Associação Portuguesa OCD Foundation, que vai ser apresentada hoje, em Lisboa. Em entrevista, o responsável apela a que se aposte mais no conhecimento da perturbação obsessivo-compulsiva, i
O Governo pretende rever a descentralização de competências na área da Saúde, pois considera que a prestação de cuidados primários através de Unidades de Saúde Familiar (USF) “regista uma insuficiente dispersão geográfica”.
O programa do Governo prevê assegurar aos utentes, até ao final de 2025, consulta de medicina geral e familiar em tempo útil e atribuir um médico de família a todos os portugueses, começando pelos mais frágeis.
O Governo quer reformular as competências e a orgânica da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), simplificando-a, assim como o modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS), sobretudo nos hospitais universitários.