Castelo Branco é o ponto de partida para explorar a imensa região da Beira Baixa. O território guarda diversas áreas protegidas e é marcada pelo Geopark Naturtejo, o Parque Natural do Tejo Internacional ou a serra da Gardunha. Por aqui, não faltam razões para estacionar o automóvel e escolher uma das muitas caminhadas de imersão na natureza. A Beira Tours (Tel. 966 329 004) oferece um vasto programa de visitas guiadas e experiências à medida (preços sob consulta) a partir de Castelo Branco, mas que não se esgotam na cidade, antes partem à descoberta de toda região. Os percursos pedestres são um dos destaques e podem ser explorados também de forma independente.

Parque do Barrocal
Parque do Barrocal CM Castelo Branco

O município tem assinalados oito percursos pedestres. Uns mais desafiantes, como a “PR1 - Rota da Gardunha”, de dificuldade elevada, que começa e termina em Louriçal do Campo, passa por Castelo Novo e segue em direção de Casal da Serra. Observa-se a magnifica garganta do Ocreza, com acesso a piscinas naturais de águas cristalinas separadas por belas quedas de água e a 18 azenhas escondidas. Outros percursos são mais acessíveis, como a “PR2 - Caminho do Xisto de Martim Branco”, de 9,5 km, por caminhos de levadas, açudes, olivais, medronhais e azinhais; ou a “PR3 - Caminho do Xisto das Sarzedas” e a “PR4 - Rota da Marateca”, ambos com cerca de 14 km, por caminhos rurais e tradicionais, trilhos e levadas.

Alguns percursos convidam a explorar os costumes e tipicidades locais, como a “PR7 - Rota dos Lagares”, um caminho circular de 15 km, que dá a conhecer antigos lagares de azeite, tradicionalmente conhecidos por Lagares de Varas; e a “PR8 - Rota dos Moinhos”, com uma variante longa, de 23,5 km, e outra mais curta de apenas 2,2 km, que tem início em Martim Branco, uma das Aldeias do Xisto de Castelo Branco. Neste âmbito existe ainda a “GR22 - Aldeias Históricas”, que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal por etapas, num percurso circular de cerca de 600 km.

Praia fluvial de Almaceda
Praia fluvial de Almaceda CIM Beira Baixa

Praias fluviais entre caminhadas

Alguns dos percursos pedestres cruzam-se com praias fluviais refrescantes, que em época de verão são salva-vidas nesta região de temperaturas quentes. Como a Praia Fluvial de Almaceda, por onde passa a “Rota dos Lagares” ou a “Rota dos Moinhos”. Conhecida também por Poço do Lagar, esta praia fluvial divide o lugar do Espírito Santo na margem direita, e o lugar da Senhora da Graça na margem esquerda, onde se podem avistar paisagens naturais únicas. Também na Praia Fluvial do Sesmo, se cruzam as “Poço dos Sinos” e “Ribeira da Magueija”, no extremo oeste do concelho de Castelo Branco, em proximidade à Aldeia do Xisto de Sarzedas, esta praia é rodeada por montes e vales característicos da zona do pinhal interior. A praia é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza.

Em alternativa, no centro da cidade, encontra-se a Piscina Praia de Castelo Branco (€4,80), um oásis, aberto ao público em 2004, com uma atmosfera tropical em 4000 metros quadrados de espelho de água e um extenso relvado.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeios de carro para observar aves

O concelho de Castelo Branco tem uma diversidade considerável de paisagens e habitats, como rios, açudes, montados de azinho e sobreiro, matos, floresta de pinheiro-bravo, zonas agrícolas e zonas escarpadas. Por esse motivo atrai mais de 160 espécies de aves. Existem dois percursos que devem ser feitos de carro (acessíveis a carros ligeiros). O conceito consiste em efetuar paragens em pontos pré-determinados, servidos por sinalética e painéis interpretativos. A partir destes pontos identificam-se propostas de percursos pedestres. O percurso Norte, com cerca de 35 km, mostra o planalto de Castelo Branco, sempre com a Serra da Gardunha como pano de fundo e culmina na albufeira da barragem de Santa Águeda ou Marateca. No percurso Sul, com cerca de 90 km, observam-se majestosas aves planadoras que estão na origem Parque Natural do Tejo Internacional, tais como o abutre, a águia, o grifo e a cegonha-preta. É possível percorrer, a pé, alguns troços deste percurso.

Caminho de Santiago Nascente

A Via Portugal Nascente ou Caminho Nascente recupera o Caminho de Santiago pelo Interior de Portugal entre Tavira e Trancoso. Daí continua para Compostela pelo Caminho de Torres e outros já existentes. Hoje, os Caminhos de Santiago são muito mais do que um território de devoção. São caminhos de descoberta, de bem-estar e uma excelente oportunidade para conhecer as gentes, as tradições, a cultura, a paisagem e o património. Na região Centro, este itinerário jacobeu tem início em Vila Velha de Ródão e termina em Trancoso, convidando a uma viagem única pela beleza e mistérios da Beira Interior. Cruzam-se áreas urbanas como Castelo Branco, Fundão e Guarda, mas é a natureza que mais impressiona o viajante, com destaque para as serras da Gardunha e da Estrela.

Vhils
Vhils Vhils

Rotas de Descoberta

Com o recurso a uma aplicação para telemóvel, é possível consultar 10 rotas de descoberta de Castelo Branco, que unem os principais pontos de interesse do concelho por temáticas. Como a “Rota Ativa”, dedicada a atividades ao ar livre, como passeios pedestres ou BTT; a “Rota Radical” que sugere também o skate e a asa delta; ou a “Rota Viva”, que destaca dois percursos de Observação de Aves, o Parque do Barrocal com a sua natureza selvagem e, no centro da cidade, o CIA - Centro de Interpretação Ambiental (Tel. 272 346 068), com entrada gratuita e visitas guiadas, onde se explora de forma interativa o território do Parque Natural do Tejo Internacional. Aqui o visitante entra numa viagem virtual ao longo do Rio Tejo”, promete o CIA.

Além destes passeios verdes, o município de Castelo Branco sugere explorar as rotas dos bordados, do Azeite ou dos murais, com mais de 50 pinturas urbanas em muros, que incluem obras de Bordalo II, dentro da cidade, ou do artista Vhils, em Juncal do Campo.

Parque do Barrocal, em Castelo Branco
Parque do Barrocal, em Castelo Branco DR

Do Parque do Barrocal ao Geoparque Naturtejo

Castelo Branco é um dos sete concelhos da região integrados no território do Geopark Naturtejo. O roteiro segue até ao Parque do Barrocal, nos arrabaldes da cidade, uma área de natureza silvestre com aproximadamente 40 hectares, que está integrada nos territórios classificados do Geoparque Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. O Parque do Barrocal apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços e trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves, entre tantas outras atrações naturais. A origem desta área está associada à instalação de uma gigantesca massa magmática datada de há cerca de 310 milhões de anos.

O Geopark Naturtejo vai da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo e muitos são os pontos de atração a descobrir. Ainda no distrito de Castelo Branco, é de assinalar a passagem por Monsanto, Idanha a Velha, Penha Garcia ou Penamacor.

Barco Balcon del Tajo
Barco Balcon del Tajo CIM Beira Baixa

O Tejo ali tão perto

O Parque Natural do Tejo Internacional constitui uma fronteira natural entre Portugal e Espanha. A partir do cais de Malpica, no rio Tejo, ou do de Lentiscais, no rio Pônsul, existe a possibilidade de efetuar passeios de barco e apreciar a fauna e a flora do Parque.

A 6 Km de Castelo Branco, o Cais Fluvial dos Lentiscais está dotado de espaços de lazer de estacionamento. O “Balcon del Tajo, uma embarcação turística com capacidade para 80 pessoas, que já operava em águas espanholas, passou também a navegar no Tejo português, fazendo a travessia entre o Cais de Lentiscais (Castelo Branco) e o Cais de Cedillo (Espanha). A embarcação percorre a zona do Tejo Internacional, em visitas documentadas com obrigatoriedade de reserva antecipada. Os preços variam consoante o programa e a idade dos passageiros.

Prova de BTT
Prova de BTT Clube BTT Retiro das Adegas

BTT, escalada e asa delta

A partir dos Centros de BTT existentes em Sarzedas e em Louriçal do Campo (Serra da Gardunha,) exploram-se percursos adaptados a cada nível de praticante. São 15 percursos de BTT, com quatro níveis de dificuldade. O Clube BTT Retiro das Adegas (Tel. 964957862) organiza periodicamente passeios e eventos para praticantes da modalidade. O Centro BTT – Sarzedas, numa aldeia atravessada por uma Via Romana e próxima da praia fluvial do Sesmo, inclui toda a informação sobre uma rede de sete percursos, com quatro níveis de dificuldade, com 260 km. Dispõe de uma área para estacionamento automóvel, balneários e estação de serviço para bicicletas (lavagem, ar e mini-oficina), em regime de self-service.

Já o Centro de BTT da Serra da Gardunha localiza-se em Louriçal do Campo e é composto por oito percursos circulares, com quatro níveis de dificuldade, com 250 km e duas rotas de entrada ligadas entre si. O Centro de BTT dispõe de balneários, instalações sanitárias, área informativa e um Bike Point.

Piscina Praia em Castelo Branco
Piscina Praia em Castelo Branco Sky

Dentro da cidade de Castelo Branco estão ainda disponíveis três ciclovias. A “Ciclovia da Avenida Professor Egas Moniz” cruza-se com a “Ciclovia do Parque Urbano,” com quase dois quilómetros de extensão que atravessa todo o espaço. E a “Ciclovia da Avenida do Dia de Portugal”, das três ciclovias, este percurso é o que apresenta declives mais acentuados, embora ligeiros. É também no Parque Urbano que se encontra o Skate Park de Castelo Branco, destinado à prática de skate, patins em linha e BMX, inserido num dos maiores e mais completos parques de desportos radicais do país.

Em Castelo Branco encontra ainda equipamentos que permitem a prática de escalada, asa delta ou canoagem. Para desenhar experiências à medida, sugere-se contactar a Associação Raia Aventura (Tel. 962765105), que promove ainda atividades de paintball e tiro com arco. Inaugurada em 2019, a rampa de asa delta da Serra da Gardunha, em Louriçal do Campo, permite praticar também modalidades como parapente e paramotor.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. Neste Passeio Verde, a equipa Boa Cama Boa Mesa, viajou a bordo de um Kia EV6 GT-Line 100% elétrico.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram